Sustentabilidade

Ações de gestão ambiental no Dante

Uma instituição de ensino que prima pela formação de cidadãos conscientes acerca de seu contexto social e ambiental e atuantes em transformações que tragam benefícios coletivos à população precisa dar o exemplo. Por isso, no Dante, cuidar do que é recurso de todos, bem como uns dos outros como sociedade, é política institucional.  

No que se refere especificamente à gestão ambiental, nos últimos anos o Colégio vem evoluindo na mensuração de resultados. E, mais do que instaurar processos que fluam com eficácia, é fundamental disponibilizá-los a serviço da educação não só de alunos mas também de toda a comunidade escolar.

Coleta de água da chuva | Placas de energia solar | Lâmpadas LED | Coleta Seletiva | Compostagem | Teto Verde | Um Pequeno Jardim Zoológico

Coleta de água da chuva

Desde janeiro de 2017, quatro reservatórios instalados próximo ao estacionamento dos ônibus escolares armazenam água da chuva. A capacidade total de captação é de 28.800 litros, e a água proveniente da retrolavagem do poço artesiano que abastece o Colégio (pelo menos 3 mil litros por semana) também é destinada a eles. A lavagem integral da frota de ônibus e dos pátios e parte da rega dos jardins são feitas com água de reúso.    

Coleta seletiva

Estabelecida no Dante já há alguns anos, a coleta seletiva garante a destinação correta a materiais recicláveis descartados não somente no período letivo como também nas férias escolares, quando são realizados reparos e reformas. O Colégio conta com uma equipe de limpeza treinada para a separação e a compactação dos materiais. O dinheiro proveniente da venda dos mesmos é repartido entre esses funcionários ao final de cada ano. 

Lâmpadas LED

As dependências de todo o Colégio (95%) possuem lâmpadas de LED, que apresentam melhor performance energética e são produzidas com materiais que são menos agressivos ao meio ambiente. A substituição da iluminação das salas de aula foi concluída em 2016, totalizando 7 mil novas lâmpadas.

Placas de energia solar

Desde julho de 2017, o Dante conta com um sistema de geração de energia fotovoltaica. As placas que captam luz solar foram instaladas nos tetos do edifício Michelangelo e da colmeia, no edifício Leonardo da Vinci. O sistema tem potência de 65 kw/h e produz de 10% a 15% da demanda energética do Colégio.

Compostagem

Parte do que não é reciclável torna-se adubo. E, desde outubro de 2014, 90% do resíduo orgânico produzido na escola já não se destina mais a um aterro sanitário, passando, em vez disso, por um processo de compostagem. Em 2016, foram 23 toneladas de resíduos compostados. Parte desse material é doada a instituições como o Quintal da Criança, localizada na rua do Glicério. O que fica no Dante se destina a uma horta orgânica.

TELHADO verde

Em uma área de 490 metros quadrados do edifício Ruy Barbosa, há uma horta orgânica. Beterraba, cenoura, tomate, berinjela, repolho, alface, rúcula, ora-pro-nóbis, abóbora, manjericão e ervas medicinais como guaco, capim-santo, erva-cidreira são apenas algumas das muitas espécies cultivadas ali. A produção é doada para instituições parceiras. São mais de 150 espécies diferentes de plantas, além de um orquidário.

Um pequeno Jardim Zoológico

O Dante tem um Museu de História Natural com um acervo de mais de 2,5 mil peças para estudo biológico, além de mais de 300 espécies de animais vivos resgatados pelo Ibama e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente que não podem voltar ao seu hábitat natural. Parte do acervo de peças está no Colégio desde a década de 1950. Em 2017, ele ganhou, desses órgãos reguladores, o status de jardim zoológico. E, em 2019, recebeu da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) o certificado de bem-estar animal, pelo cumprimento dos padrões de bem-estar na manutenção e no manejo de animais silvestres. 

Voa (Voluntários em Ação – Impacto Social e Ambiental)

O Colégio Dante Alighieri tem uma tradição quase tão antiga quanto a escola: promover ações sociais. São iniciativas que compreendem desde campanhas de arrecadação, como as de alimento e de agasalho, tão necessárias frente às contínuas carências de parcela da população brasileira, até ações de maior durabilidade, como a adoção de entidades. 

Muitas iniciativas nasceram da disposição e cooperação dos próprios funcionários, que as levavam adiante de forma independente, sem nenhuma coordenação do Colégio e, não raro, sem nenhuma divulgação interna ou externa. 

Foi para tornar essas ações mais visíveis e eficientes, articulando-as de forma orgânica e coordenada, que o Colégio Dante propôs a criação de um comitê interno de voluntariado. Dessa forma, desde agosto de 2021, um grupo de alunos e de colaboradores (professores e funcionários da área administrativa) encontra-se às sextas-feiras, às 15h, para criar, ampliar e potencializar as ações do Colégio destinadas ao voluntariado e à sustentabilidade. O comitê, batizado como VOA (Voluntários em Ação – Impacto Social e Ambiental), está em fase de estruturação dos seus GTs (grupos de trabalho), que atuarão em diferentes frentes, desde o planejamento estratégico até a divulgação e o relacionamento com ONGs e outros parceiros, passando pela prática de ações internas como campanhas de arrecadação que envolvem toda a comunidade dantiana.  

O VOA, entre outras inspirações e modelos, tem como base de reflexão os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU para a Agenda 2030.


Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!