Por Bradesco Seguros.


— Foto: Shutterstock

É estranho pensar no humor como algo a ser levado a sério - já que, em certo sentido, ele opera na maneira como transformamos o óbvio (e o não óbvio) do cotidiano em riso. Quantas vezes já vivemos situações que só mais tarde se tornaram nossas piadas mais clássicas?

O humor e o riso partem do que é sério e real: a vida na sociedade, no trabalho, os problemas, as belezas, as relações. E quando vira humor, surge uma elaboração nova das coisas - é quando suspendemos o peso de um episódio e olhamos com mais distanciamento para ele. Então a gente ri, e vale lembrar que o riso é comprovadamente benéfico para o coração, para a imunidade física e mental. Humor faz bem pra saúde, que também é coisa séria.

E como cultivar o bom humor em meio às responsabilidades do dia a dia? Cuidar da saúde e da rotina é também cuidar do desse estado físico e mental relaxado que vê graça nas coisas.

Vamos às dicas do que pode ser feito para lapidar o cotidiano e tirar boas risadas?

1. Faça o que você gosta

Tem coisas que adoramos fazer em conjunto: reunir amigos em casa, ir ao cinema com a família, trocar ideias em grupos. São momentos que nos permitem apreciar a companhia do outro, relembrar uma história engraçada ou criar novas memórias.

E, claro, tem as delícias de um tempo só para nós que são muito importantes: ler um livro, ouvir e dançar aquela música que você gosta, desenhar. Encontrar e priorizar o tempo de lazer é uma ferramenta que ajuda a aumentar os níveis de endorfina, trazendo aquela sensação prazerosa tão necessária ao riso.

2. Durma bem

Uma noite bem dormida é essencial para que o cérebro possa descansar dos afazeres diários e conseguir realizar suas funções químicas - incluindo a produção de hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e relaxamento que, consequentemente, melhoram o humor.

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.

3. Dê atenção a alimentação

Tem sabores que nos dão um prazer quase imediato, não é mesmo? Certos alimentos podem auxiliar na produção de dopamina e serotonina, que são os hormônios da felicidade e bem-estar. Também ajudam a regular o sistema nervoso, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade, por exemplo.

Cozinhar seu prato predileto para si mesmo ou para quem você gosta também vale. Pode ser mais uma oportunidade para se divertir e relaxar!

4. Faça exercícios e atividades de relaxamento

As atividades de relaxamento, como a meditação e ioga, reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de ajudar a entrar em contato consigo mesmo. Isto torna mais fácil o processo de se aproximar do que faz bem, e repensar costumes e hábitos que podem prejudicar o humor.

A prática de exercícios físicos libera hormônios positivos, como a endorfina e a dopamina. Vale encontrar, entre as alternativas (e com acompanhamento médico), a atividade que combina com você e seu corpo.

5. Perceba suas emoções

Você percebe as suas emoções e sentimentos? É certo que conflitos e pressões externas nos condicionam a uma postura mais enrijecida sobre as coisas que acontecem no entorno. Quando afeta o emocional, tendemos a criar certos padrões que poderiam ser reavaliados - postura que a gente aprende a ter com profissionais da psicologia, psicanálise e áreas correlatas da saúde mental.

Procure conversar com alguém e se permita avaliar o quadro geral das suas relações para então remanejar a sua vida numa perspectiva diferente - e com aquele astral.

Bradesco Seguros.

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!