Por Anaísa Catucci e Sabrina Quariniri, g1 SC e NSC


Número de casos ativos da Covid chega a 35.244 em SC

Número de casos ativos da Covid chega a 35.244 em SC

Santa Catarina se mantém com 13 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarela no mapa) para a Covid-19, conforme a Matriz de Risco divulgada na manhã deste sábado (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outras quatro áreas seguem em risco moderado (cor azul).

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve melhora nos indicadores das regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e Grande Florianópolis, que na semana anterior estavam classificadas no nível de risco alto, e passaram a ser classificados no nível moderado, juntando com as regiões Carbonífera e Laguna que permaneceram estáveis. Em compensação, houve piora nos indicadores das regiões do Alto Uruguai Catarinense e do Vale do Itapocu.

O mapa de risco é composto pela avaliação de vários critérios. A classificação do governo do estado vai de gravíssimo para grave, alto e moderado (veja mapa abaixo).

Matriz de risco divulgada neste sábado pela Secretaria de Saúde — Foto: SES/ Divulgação

Mudanças

Com o objetivo de atualizar o monitoramento e gestão de risco da pandemia de Covid-19, a SES irá promover uma atualização dos indicadores que compõem a Matriz de Risco Potencial Regionalizado.

A mudança, segundo o Estado, buscará inserir indicadores de cobertura vacinal, tanto do esquema primário (duas doses ou dose única) para a população geral, quanto da cobertura vacinal da dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais.

A nova dimensão, denominada Proteção Específica, também irá substituir a dimensão Monitoramento. Essa nova dimensão busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral.

Será composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação na população geral e pela cobertura vacinal da dose de reforço na população com 60 anos ou mais.

Covid-19

Desde o início da pandemia foram confirmados 1.576.894 casos de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 1.520.488 são considerados recuperados e 35.244 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado na sexta-feira (18).

A doença respiratória causou 21.162 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,34%.

São 332 casos ativos a menos em comparação com o boletim do dia anterior, e há 37 óbitos adicionais. Aos casos confirmados se somaram 7.310, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 7.605.

Mais de 5,4 milhões de pessoas que receberam as duas doses da vacina, a cobertura vacinal da população geral do Estado no dia 11 de fevereiro de 2022 ultrapassou 74,6%, o que vem contribuindo para frear o impacto do grande número de infecções na gravidade dos casos.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!