SOBRE A OBRA:

A confecção de cada página deste livro teve como objetivo primordial despertar o interesse e aumentar as discussões entre os operadores da área da segurança pública, com o fim de que sejam produzidas mais teses e antíteses da atividade policial, á que passamos por uma escassez de produção literária por parte desses profissionais.

Embora os temas dos capítulos propostos nesta obra sejam relevantes para os operadores da segurança pública, pouco se tem discutido e proposto. Desta forma, os textos produzidos neste livro, concentram-se em temas como os das resoluções de ocorrências contra agressores com armas brancas; as perseguições policiais em viaturas; o aprestamento que pode ser nocivo ao dia a dia policial; a falta de uma simples técnica para o embarque e desembarque nas viaturas; as controvérsias das armas primárias e secundárias; e o desconhecimento dos ramos da balística, impactando em diversas atividades operacionais, como por exemplo, na escolha do colete balístico ou até mesmo no tipo de munição e armas usadas no serviço. Não menos importante, também foi dado ênfase nas diferenças conceituais entre técnicas e táticas policiais, já que é um tema que causa confusão no meio.

depoimentos da expectativa do livro


APRESENTAÇÃO DO AUTOR


Em 2015, fui nomeado para comandar o 12º BPM/Camaçari. Lá, conheci o 1º Ten PM Gerlon Mendes de Souza, oportunidade na qual tive a honra de tê-lo como subordinado, servindo na Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). Na época, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) eram altos e precisávamos reduzir e criar novas formas de policiamento, bem como, na região, também, existiam dezenas de ocorrências, boa parte com vitimizações. Com os conhecimentos obtidos nos cursos realizados, principalmente no COPES, o então 1º Ten PM Gerlon, hoje Capitão, efetuou com sucesso todas as missões que lhe foram confiadas. Além da atuação na área operacional, o epigrafado oficial ministrou diversos cursos para toda tropa daquela unidade, tanto para oficiais quanto para praças e demais outros policiais de outras Corporações.

Sua vasta experiência e conhecimento na seara policial lhe possibilitaram escrever este livro “Discussões Doutrinárias da Atividade Policial”. Como o próprio autor exarou, não pretende estancar o tema, e sim despertar o leitor para uma análise crítica e reflexiva a respeito da temática, abrindo diversas possibilidades para melhor compreendê-lo e buscar alternativas que contribuam para a adequação da atividade policial de acordo com o contexto em que vivemos atualmente. Sem dúvida, uma importante contribuição para todos os policiais.


Carlos Henrique Ferreira Melo – Cel PM

Diretor da Academia da Polícia Militar da Bahia

Mestre em Defesa Social e Direitos Humanos pela UFBA

Vídeo 01: liberado

APRESENTAÇÃO DO AUTOR;

APRESENTAÇÃO DA OBRA;

PRÉ-LANÇAMENTO.

Vídeo 02 - liberado


APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO CAPÍTULO: AS DIFICULDADES DOS POLICIAIS ATUAREM EM OCORRÊNCIAS COM AGRESSORES PORTANDO ARMAS BRANCAS.


Vídeo 03 - liberado

APRESENTAÇÃO DO SEGUNDO CAPÍTULO: PORQUE NÃO SE DEVE ENSINAR TÁTICA?

CREDENCIAIS DO AUTOR:

  • Autor: Gerlon Mendes de Souza;

  1. Oficial da Polícia Militar da Bahia;

  2. Primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais;

  3. Bacharel em Direito;

  4. Pós-graduado em Ciências Jurídicas;

  5. Pós-Graduado em Balística Aplicada ao Direito;

  • Formado nos Cursos de:

  1. Operações Policiais Especiais;

  2. Ações Táticas Especiais;

  3. Operações de Choque;

  4. Instrutor de Abordagens.

Mais depoimentos: