Por EPTV2


Ribeirão Preto, SP, está entre as cidades com metro quadrado mais barato do país

Ribeirão Preto, SP, está entre as cidades com metro quadrado mais barato do país

Ribeirão Preto (SP) é a quinta cidade com metro quadrado mais barato do país, segundo um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A pesquisa, que leva em consideração um comparativo entre municípios considerados médios e grandes, aponta que, em média, o metro quadrado na cidade custa R$ 4.147.

Segundo Rafael Pagano, diretor de operações de uma construtora em Ribeirão Preto, a cidade acabou não acompanhando o aumento nos preços do setor imobiliário como outras na região, o que favoreceu para que ocupasse a quinta posição no ranking.

Ele diz que apesar de apresentar valores atrativos na hora da compra de imóveis, essa realidade não deve se estender por muito tempo. A previsão de reajustes nos preços não está descartada.

"É um bom momento ainda para se comprar imóveis. Ribeirão Preto não teve aumento expressivo de preço no ano passado e a gente entende que isso tende a acontecer a médio prazo, no mínimo, para igualar esses aumentos de custos e também aumentos de preços em outras cidades", diz.

Imóveis em Ribeirão Preto, SP construção civil mercado imobiliário apartamento prédio Reprodução/EPTV — Foto: Reprodução/EPTV

Referência na região

Com cerca de 720 mil habitantes, Ribeirão Preto é vista por especialistas do mercado imobiliário como referência para a região.

Nesse contexto, o movimento de migração de moradores de cidades menores em busca de melhores oportunidades de ensino, serviço e trabalho é comum.

"Muita gente de cidade perto de Ribeirão usa da infraestrutura da cidade para serviços médicos, escolas. Com isso, a cidade já tem uma demanda muito maior do que só os moradores, então, só por isso, já é um mercado bastante interessante, que chama a atenção", diz Pagano.

Segundo ele, é graças a essa característica que a cidade se torna atrativa ao mercado imobiliário e aos grandes empreendimentos.

Condomínios na zona Sul de Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV

Momento é bom para negócios

De acordo com José Batista Ferreira, presidente da Associação das Incorporadoras, Loteadoras e Construtoras de Ribeirão Preto (Assilcon-RP), o momento é ideal para quem deseja adquirir um imóvel devido às melhores condições de venda oferecidas pelas construtoras.

"É resultado do mercado, oferta e procura. O mercado está altamente ofertado e pós pandemia, em um processo de busca de estabilização da empresas, elas estão vendendo estoques em valores abaixo do custo e isso representa um momento extremamente favorável para quem quer comprar imóvel", aponta.

Vista área de Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!