Disponível no Youtube e Facebook:

palestra "novas geografias da mobilidade global"

Prof.Dr.Hélion Póvoa Neto é graduado em Geografia pela PUC – RJ, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e doutor em Geografia pela USP, fez pós-doutorado no Centro Studi Emigrazione Roma e no Scalabrinian International Migration Institute em Roma, Itália. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ), onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). É membro da Comissão Editorial dos Cadernos IPPUR (UFRJ), do Conselho Editorial da Travessia - Revista do Migrante, do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (CSEM, Brasília), do Conselho Científico da Revista Brasileira de Geografia e do Comitê Científico do Centro di Iniziative e Ricerche sulle Migrazioni - Brescia, Itália (CIRMiB).

Homenagem à professora Ana Maria Marques Camargo Marangoni. A comunidade geográfica da UFSCar homenageia a professora Ana Maria Marques Camargo Marangoni do DG/USP, que faleceu vítima da COVID-19. Com graduação em Geografia (1966), mestrado (1972) e doutorado (1983) ela fazia questão de mencionar a sua formação de professora das séries iniciais do ensino fundamental (antigo primário) em Itararé (1962) sua cidade natal. Ana Marangoni orientou inúmeros trabalhos em nível de graduação e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na Universidade de São Paulo, onde foi docente desde os anos 1970. Atuando na área de Planejamento Urbano e Regional, teve sua carreira marcada pela formação de inúmeros geógrafos nessa área. Colaborou com inúmeras instituições públicas de pesquisa, prefeituras, universidades e órgãos de planejamento na consolidação de projetos de intervenção, planejamento e formação de pessoal no âmbito da gestão pública. A professora Ana Marangoni deixa um legado como uma das pioneiras na aplicação da ciência geográfica em planejamento e políticas públicas, bem como um exemplo de dedicação, generosidade e rigor científico. Fazemos aqui uma homenagem e o nosso muito obrigado, de toda a comunidade geográfica da UFSCar, a contribuição da professora Ana Marangoni para com a Geografia desse país.


A homenageada é Larissa Mies Bombardi que é professora-doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) desde 2007. Bacharel, mestre e doutora em Geografia pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Strathclyde – Escócia 2016/2017. Pesquisadora da temática do uso de agrotóxicos no Brasil há dez anos, com diversos artigos publicados e mais de sessenta entrevistas concedidas sobre o tema em meios de comunicação nacionais e internacionais. Autora do atlas Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia, lançado em 2017 pelo Laboratório de Geografia Agrária da USP. Larissa começou a ser perseguida politicamente em Agosto de 2020 por sua pesquisa que combate diretamente o uso de agrotóxicos alertando o quão prejudicial para a saúde da sociedade, sendo necessário pedir para se retirar do território nacional.

A historiadora Rita de Cássia Lana, docente do Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar campus Sorocaba publicou o livro "Estado, Reforma e Autonomia Universitária: UFSCar 1988-2002", pela Pedro & João Editores; a obra teve por base a tese de doutoramento da autora, defendida na Universidade de São Paulo/USP em 2015. O livro se debruça sobre questões basilares para as universidades federais e que estão permanentemente ocupando espaços de meios de comunicação, como a autonomia universitária, a destinação de verbas públicas para a pesquisa científica, as relações entre o poder executivo e as comunidades acadêmicas e o (des)respeito à escolha dos dirigentes universitários.

Galeria de Arte

Os artistas do curso de Geografia da UFSCar, produziram desenhos, poesias e poemas com o tema: "Como você enxerga a Geografia através da arte?", que aconteceu a exposição no final do evento.

fdgfdgfddhd

agradecemos a sua presença!

fdgfdgfddhd

fdgfdgfddhd