Carros Usados e Seminovos

Por Cauê Lira

A InstaCarro, plataforma de compra e venda de seminovos, publicou um levantamento com os carros mais buscados no site em 2022. Os hatchbacks pequenos são dominantes no ranking, sendo o Volkswagen Fox o grande destaque entre os mais procurados.

O Volkswagen Fox corresponde a 3,26% das buscas do site, entre todas as categorias. Vale lembrar que a “raposa” saiu de linha no final de 2021, atraindo a atenção de clientes que curtem adquirir carros descontinuados pela boa relação custo-benefício.

Carro mais vendido do Brasil por quase sete anos, o Chevrolet Onix foi o segundo modelo mais buscado no site da InstaCarro, correspondendo a 2,92% das buscas. Pelo destaque absoluto ao longo dos últimos anos, há grande demanda pelo hatch da GM no mercado de usados.

O terceiro carro mais buscado na InstaCarro foi o Renault Sandero, queridinho dos motoristas de aplicativo. Com 2,67% de todas as buscas, o hatch se destaca por ter a maior distância entre-eixos da categoria, garantindo bastante espaço para quem vai no banco de trás.

O monovolume Honda Fit foi o quarto veículo mais buscado na InstaCarro, com 2,51% das buscas, seguido pelo Ford Fiesta, com 2,26%. Confira o ranking dos dez carros mais procurados no site da InstaCarro em 2022.

Os seminovos mais buscados em 2022

Modelo Mix de buscas
VW Fox 3,26%
Chevrolet Onix 2,92%
Renault Sandero 2,67%
Honda Fit 2,51%
Ford FIesta 2,26%
Hyundai HB20 2,17%
Chevrolet Celta 1,84%
Fiat Uno 1,84%
Ford Ecosport 1,84%
Honda Civic 1,84%

Momento difícil para seminovos e usados

Começo de ano foi difícil para revendedores de autom — Foto: Divulgação
Começo de ano foi difícil para revendedores de autom — Foto: Divulgação

As vendas de carros seminovos e usados registram o pior janeiro em 12 anos no Brasil. As 842.118 unidades vendidas no período representam queda de 27,5% na comparação com o mesmo mês de 2021, quando 1.162.057 unidades foram vendidas. Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Nos últimos anos, o resultado só não é pior do que janeiro de 2010, quando concessionárias de seminovos e usados venderam 726.385 unidades. Na comparação com dezembro de 2021, a queda é ainda maior - de 29,9%, quando foram comercializados 1.201.600 veículos.

Enilson Sales, presidente da Fenauto, projeta um ano desafiador, mas está otimista de que o avanço da vacinação possa trazer mais tranquilidade aos revendedores. “Temos preocupações com o aumento da inflação, oscilações de câmbio e ano eleitoral. Por isso, continuamos com cautela”, afirma.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Veja 5 opções de carros usados para até 7 ocupantes que já saíram de linha no Brasil
Mais da Autoesporte