Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Ricardo Lessa, Para o Valor — São Paulo


Já podemos enxergar o fim da epidemia, mas não podemos dizer que já chegamos lá, a afirmação é do coordenador do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Machado. "Terra à vista, dá para anunciar".

Porém ainda temos que manter cautelas até chegar ao porto seguro, diz ele. Entre elas, manter o uso de máscaras, independentemente da opinião das prefeituras, higienização das mãos, mesmo em lugares abertos, onde possa haver aglomeração.

Para festas privadas, bailes em casas de festas e clubes, o último Boletim do Observatório divulgado quinta-feira, sugere que se exija o comprovante de vacinação.

"Mesmo que haja repique no número de doentes depois do Carnaval", segundo ele, "não devemos ter uma alta semelhante às que tivemos anteriormente, graças ao aumento da vacinação em todo o país".

Machado aponta a desigualdade na vacinação entre as capitais e as cidades do interior, principalmente as mais pobres, como um risco para o aumento da contaminação durante o feriado, quando se acelera a circulação da população.

"A diferença média de vacinação", calcula a Fiocruz, "é de 20 pontos percentuais a menos nas cidades do interior, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Quanto mais pobre e distante a cidade maior a diferença para as capitais", comenta.

Especialmente entre os idosos, a vacinação tem sido mais deficiente nas cidades menores e mais pobres, avalia o pesquisador. Para ele seria recomendável ainda a aceleração na vacinação de crianças e adolescentes para conter mais rapidamente a contaminação.

"É importante apontar que já podemos enxergar o fim da epidemia, até para a saúde mental das pessoas", argumenta Machado, "além do mais há um quadro promissor no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos novos para a doença".

"Já vemos um horizonte, todos nós queremos o fim da epidemia, mas ainda não chegamos lá", sintetiza. O Boletim do Observatório Covid-19 alerta que "a epidemia não terminará", enquanto houver descontrole dos indicadores num só município.

"Não é possível", continua o texto do boletim, "pensar em mitigação da pandemia no Brasil como um todo utilizando indicadores globais do país, sem um olhar atento para outras escalas". Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ainda estão em situação crítica, no que se refere a ocupação de leitos de UTI, 80% ou mais.

O último boletim epidemiológico da Fiocruz InfoGripe mostra queda na tendência de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 22 dos 27 estados do país, sendo o vírus da Covid-19 ainda predominante, nos testes de laboratório.

Apenas três capitais do país apresentam tendência de crescimento no longo prazo (seis semanas): Boa Vista, Teresina e Cuiabá.

Carlos Machado, da FiocruZ — Foto: Chico Ferreira/Valor
Carlos Machado, da FiocruZ — Foto: Chico Ferreira/Valor
Mais recente Próxima Vale pagará R$ 251 milhões por violar prazo para descomissionar barragens

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

A liminar havia sido obtida em uma ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal, pela Sociedade Brasileira de Bioética e pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde

Originalmente o balanço da Cosan havia sido publicado em março

A decisão que abriu caminho para uma tentativa de conciliação foi dada pelo ministro em 26 de fevereiro, em uma ação apresentada pelo Psol, PCdoB e o Solidariedade

Estudo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Ipam foi realizado a partir de dados da MapBiomas, baseados no mapeamento das cicatrizes deixadas pelos garimpos nas imagens de satélite

Amazônia: Garimpo cresceu 361% em terras indígenas de 2016 a 2022

Discussões entre membros da equipe econômica do ex-presidente dos EUA incluem penalidades a aliados ou adversários que procurem formas ativas de comércio bilateral em outras moedas que não o dólar

Equipe de Trump quer combater a desdolarização proposta pelo Brics

No rescurso, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pede que o ministro Cristiano Zanin reconsidere a decisão que suspendeu a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Senado entra com recurso contra decisão que suspende desoneração da folha

Há 25 meses, o país tem adotado a bandeira verde, após o fim da escassez hídrica

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio, sem custo extra nas contas de luz

A proposta havia sido aprovada em assembleia geral da categoria na quinta (25) e prevê reajuste de 10,9% em janeiro de 2025 e outro de 10,9% em maio de 2026

Governo e servidores do BC assinam acordo salarial após meses de 'operação-padrão'

Dívida do Estado com a União está calculada atualmente em R$ 156,8 bilhões

Governador do RJ aciona STF para discutir dívida com a União e pede suspensão de pagamentos

Em relação ao trimestre anterior, as vendas subiram 7%; o volume total de vendas do primeiro trimestre de 2024 somou 839 mil toneladas

Braskem tem queda de 5% nas vendas de resinas no Brasil no 1º trimestre