2° ANO  - SIMULADO - CIÊNCIAS HUMANAS,
O formulário é composto de questões dos Componentes Curriculares da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: HISTÓRIA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA e FILOSOFIA. 
Sign in to Google to save your progress. Learn more
1. Email *
2. Nome Completo *
3. Série e Turma *
4. A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso
conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de
forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:
“É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um
conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os
anseios e interesses de sua população.”

A que conceito refere-se a afirmação acima?
*
1 point
5. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:

I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano
reconhecido internacionalmente.

II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras
podem variar de acordo com o espaço em análise.

III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território.
Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.

IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico
apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

Estão corretas as alternativas:
*
1 point
6. O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como
identidade e sensação de pertencimento, possui uma variedade de análises, com
enfoques e características distintas.

A respeito da concepção de nação, assinale a alternativa incorreta:
*
1 point
7. “Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá”

(In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).

A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos.

*
1 point
8. Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo:

1.     O processo de estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.

2.     O grupo dos fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de estatização da escola.

3.     A instrução pública proposta visava principalmente a um processo de construção do sentimento de identidade nacional.

4.     A necessidade de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução Industrial sobre os estados-nação.

5.     Há um razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.

Assinale a alternativa correta

*
1 point
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Report Abuse