Carros

Por André Paixão

Você se dá bem com seu vizinho? Não? O carro azul das fotos pode ser a solução para os seus problemas — desde que você tenha R$ 769.950 sobrando, claro. Seguindo esse conselho, provavelmente vocês não se tornarão grandes amigos, mas você terá bons motivos para irritá-lo todo santo dia.

O Jaguar F-Pace SVR até pode fazer você acordar mais cedo — só para ir até a garagem e dar a primeira partida do dia nos 550 cv do motor V8 5.0 Supercharger. O ronco do chamado “cold start” é tão encorpado e grave que irá acordar parte da vizinhança. Também é bom se preparar para receber algumas multas do condomínio por invadir o espaço alheio. Afinal, com 1,94 metro de largura e 4,76 m de comprimento, é bem possível que ele não caiba na vaga.

V8 da Jaguar tem um dos mais belos roncos; som ecoa por quatro saídas de escape — Foto: Divulgação
V8 da Jaguar tem um dos mais belos roncos; som ecoa por quatro saídas de escape — Foto: Divulgação

De todo modo, você tem grandes chances de ser o dono do SUV mais bonito do pedaço. E olha que a plástica lançada em junho no Brasil foi bastante discreta. Nem parece, mas capô e grade do radiador são novos. O para-choque traz entradas de ar redesenhadas (e maiores na versão esportiva SVR) e os faróis, que mantiveram o formato, agora são quádruplos, iluminados por LEDs e com ajuste automático do facho alto.

Atrás, as alterações são bem mais sutis. As lanternas, antes inspiradas nas do F-Type, agora se parecem com as do I-Pace. Com isso, a tampa do porta-malas teve de ser redesenhada. Como dito antes, nada muito brusco. Tanto que a essência do desenho do utilitário esportivo lançado em 2015 foi preservada. Isso mostra quão bom foi o trabalho da equipe de desenhistas liderada por Ian Callum, conhecido também por ter criado o F-Type e o Aston Martin DB9.

Jaguar F-Pace SVR tem um interior completamente reformulado — Foto: Divulgação
Jaguar F-Pace SVR tem um interior completamente reformulado — Foto: Divulgação

Nessa mudança de meio de geração, quem realmente se esforçou para atualizar o F-Pace foi a equipe de interiores da Jaguar. Ainda bem, pois a cabine da versão anterior já parecia datada. Por dentro, o carro foi totalmente remodelado e alguns pequenos erros de ergonomia foram corrigidos. Os comandos dos vidros saíram da extremidade superior do painel da porta e foram para a posição mais convencional, ao lado do apoio de braço. O antigo seletor rotativo de marchas foi substituído por uma alavanca com comandos eletrônicos.

Outros aspectos que já eram bons ficaram melhores. O quadro de instrumentos digital manteve as 12,3 polegadas, mas o layout da tela mudou, tornando a leitura mais clara e objetiva. A outra tela, da central multimídia, cresceu, passando de 10" para 11,4". Ela é feita de vidro curvo e, segundo a Jaguar, é três vezes mais brilhante que a anterior.

Jaguar F-Pace SVR continua digital, mas mudou o layout da tela — Foto: Divulgação
Jaguar F-Pace SVR continua digital, mas mudou o layout da tela — Foto: Divulgação

Além de ter visualização mais clara, o novo sistema operacional, chamado Pivi Pro, simplificou a execução de grande parte das tarefas. A fabricante afirma que 90% delas podem ser feitas com dois toques ou menos. Esse é um excelente motivo para você oferecer uma trégua ao vizinho e convidá-lo para dar uma voltinha no F-Pace SVR.

Outra excelente — talvez a melhor — razão para o convite é demonstrar o trabalho da Special Vehicle Operations (SVO), ou Operação de Veículos Especiais. É uma espécie de AMG dos britânicos. Além do novo visual, o F-Pace SVR incorporou uma série de melhorias. A direção elétrica tem nova cremalheira, ajustada especificamente para oferecer uma sensação de condução mais apurada. A eletrônica foi recalibrada com o objetivo de proporcionar respostas mais precisas do acelerador. Suspensão mais rígida, mapeamento do escape aprimorado e novas buchas do chassi completam o conjunto.

A central multimídia tem tela curva de 11,4 polegadas e é muito intuitiva — Foto: Divulgação
A central multimídia tem tela curva de 11,4 polegadas e é muito intuitiva — Foto: Divulgação

Debaixo do capô, o conhecido motor V8 Supercharger entrega mais torque. São 71,4 kgfm, contra 69,3 kgfm da versão anterior. Esses pouco mais de 2 kgfm, aliados ao novo conversor de torque do câmbio automático de oito marchas, ajudaram o SUV de 2.500 kg a baixar o tempo de aceleração de zero a 100 km/h para 4 segundos cravados. A caixa da ZF merece menção pelas trocas sempre no momento certo, em qualquer modo de condução.

O melhor de tudo é dirigir o F-Pace SVR para entender como esse pacote de melhorias funciona. Mesmo no modo Conforto, o V8 desperta com vontade. Basta acionar a tecla do escape esportivo para ativar a variação na abertura da válvula e apreciar um dos mais belos roncos de motor da atualidade. Quanto mais fundo vai o pé do motorista no pedal da direita, mais bela é a sinfonia emitida pelas quatro saídas de escape com ponteiras de alumínio. Ao mesmo tempo que as respostas não são nada sutis, fazendo o SUV pular na frente de todos os outros veículos, a sensação de controle é total.

Jaguar F-Pace SVR teve grade e para-choque redesenhados, e as entradas de ar ficaram maiores — Foto: Divulgação
Jaguar F-Pace SVR teve grade e para-choque redesenhados, e as entradas de ar ficaram maiores — Foto: Divulgação

A vontade é de ficar horas e horas ao volante do F-Pace SVR e torcer para encontrar semáforos fechados a cada quarteirão. É, preciso confessar que não tenho maturidade para dirigir o SUV por muitos dias. Até porque essa diversão com o “bichão” das fotos pode sair bem cara. E é aí que voltamos ao passeio com o vizinho. Um bom conselho é esconder os números de consumo dele. Se perguntar, diga que o F-Pace roda até 8,1 km por litro na estrada, de acordo com o Inmetro. Porque na cidade, considerando um uso bem realista, é difícil alcançar os 5 km/l, consequência de ser dono de um dos últimos grandes motores V8 com compressor do mercado. A consciência ecológica fica a cargo da versão PHEV, que desembarca no Brasil no início deste ano. Sem a chancela da SVR, é claro.

Se você é rico o suficiente para adquirir um F-Pace SVR, é bem possível que algum vizinho seu tenha um Porsche Cayenne híbrido estacionado na garagem ao lado. Ele até pode argumentar que a engenharia alemã é mais celebrada que a britânica. E que, na pista, o SUV que come chucrute e bebe cerveja provavelmente supera o que bebe chá e prefere peixe e fritas.

No entanto, depois de um dia dirigindo o F-Pace SVR e provocando o pedal do acelerador, seu sorriso certamente será maior do que o dele, que cumpre voltas cronometradas idênticas e consecutivas com o Cayenne. Afinal, a imperfeição também é perfeita.

Jaguar F-Pace SVR

Ficha técnica
Preco: R$ 769.950
Motor: Dianteiro, longitudinal, V8, 5.0, 32V, supercharger, gasolina
Potência: 550 cv a 6.250 rpm
Torque: 71,4 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: Automático, oito marchas, tração integral permanente
Direção : Elétrica
Suspensão: Independente, braços sobrepostos (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados
Pneus : 265/45 R21
Tanque: 82 litros
Porta-malas: 650 litros
Peso: 2.133 kg
Central multimídia: 11,4 polegadas, tela curva e sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay
DIMENSÕES
Comprimento: 4,76 m
Largura: 1,94 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,87 m
Ponto positivo: Ronco do motor, cabine renovada e visual
Ponto negativo: Consumo, alto mesmo para um motor V8

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Hotel criado para lançamento do VW Fox na Europa trazia experiência de galeria de arte
Mais da Autoesporte