original_7171.jpg

Ano XII • 4.034                        • 23/10/2023

 

RELATOR - Senador gaúcho será o relator do PL já aprovado da Comissão CAE

Paim fará contraponto ao radicalismo de Rogério Marinho

Paulo Paim (PT-RS) será relator do Projeto de Lei (2.099/2023), apresentado por Styvenson Valentim (Podemos-RN) e já relatado por Rogério Marinho (PL-RN). Esse PL foi aprovado dia 3 de outubro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Agora, se encontra na CAS - Comissão de Assuntos Sociais.
 

A boa notícia é que o senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a CAS, indicou Paulo Paim para a relatoria na Comissão, onde a matéria tem caráter terminativo. Caso aprovada neste segundo colegiado, sem contestação contra a decisão conclusiva do órgão, ela segue para a Câmara dos Deputados.
 

Diap - Na indicação de Paim atuaram dirigentes e consultores sindicais. Vale destacar a articulação de assessores ligados ao Diap ou originários do órgão, com largo trânsito no Congresso Nacional.
 

Paim - Para o jornalista e consultor Marcos Verlaine, que falou à Agência Sindical, a indicação do senador gaúcho revela acerto. Ele comenta: “Paulo Paim reúne história, credibilidade e reconhecida capacidade de diálogo com amplos setores políticos e sociais”.
 

Não há urgência na formulação do parecer. Mas Verlaine vê necessidade de audiências públicas e debates sobre a questão da contribuição às entidades de classe. O clima no Congresso não é simpático ao sindicalismo, atualmente.

 

Para o jornalista, o avanço do tema custeio vai requerer diálogo. Ele explica: “Conversas, debates e entendimentos entre o próprio sindicalismo, as confederações empresariais, os integrantes da CAS e as lideranças partidárias”.
 

De todo modo, Rogério Marinho deve manter seu tradicional radicalismo contra o movimento sindical. “Mesmo com Marinho, devemos buscar diálogo”, recomenda Marcos Verlaine. No entanto, ele alerta, temas dessa ordem só avançam se houver articulação, mobilização e luta.
 

MAIS - Site do Diap e Senado e Comissão de Assuntos Sociais.

 

Sinpro ABC e Campinas terão eleições

Duas entidades de trabalhadores na rede particular de Educação vão às urnas neste mês e em novembro. De 23 a 27/10, votam professoras e professores associados ao Sinpro ABC. Em Campinas, o pleito vai acontecer em novembro.

Leia no site
 

Prevenção que salva vidas

"Hoje tenho uma conversa especial com as mulheres que acompanham esta mídia. Vou falar do já consagrado Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos e rapidamente adotado por muitos países."
 

Luiz Carlos Motta. Deputado Federal e presidente da Fecomerciários.

Leia no site
 

Miguel exalta esforços pela paz 

Assista ao vídeo do presidente da Força Sindical, o companheiro Miguel Torres. Ele reforça a histórica posição do sindicalismo em prol da paz e respeito entre os povos.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br