original_7171.jpg

Ano XII • 4.081                                              • 22/01/2024

 

Trabalhadores do comércio têm direitos adicionais conquistados pelo Sindicato da categoria

Comerciário recebe a mais no feriado do dia 25

Dia 25, quinta, a cidade de São Paulo completará 470 anos. O município tem cerca de 500 mil empregados no comércio, informa o Sindicato da categoria (filiado à UGT), presidido por Ricardo Patah.


Na data do aniversário, muitos estabelecimentos devem funcionar. Por causa dessa demanda, típica de uma metrópole, o Sindicato dos Comerciários conquistou garantias e ganhos aos trabalhadores em lojas, shoppings, supermercados, revendas de veículos e outros locais.


Vantagens - A Agência Sindical entrevistou o dr. Cristovam Quini Vilcher, um dos advogados do Sindicato. A ida ao trabalho, nos dias feriados, é opcional, ele esclarece. “Mas, se trabalhar, o empregado tem direito a vantagens adicionais”, pondera.


O pagamento em dobro é garantido em Lei e reafirmado na Convenção Coletiva de Trabalho. No setor varejista, o empregado também tem direito ao vale-transporte cheio (sem desconto), mais vale-refeição de R$ 50,00, nas empresas com até 100 funcionários; nas acima de 100, esse VR é de R$ 63,00.


Férias - Há benefícios negociados em todos os segmentos. O dr. Cristovam explica que, “se durante a vigência da Convenção o empregado trabalhar mais de três feriados, ele faz jus a dois dias extras de folga ao final do período das férias”.


MAIS - Site dos Comerciários  

 

Escravizado será indenizado

Entre janeiro e novembro de 2023, foram resgatadas 2.847 pessoas por trabalho análogo à escravidão, em cerca de 500 estabelecimentos pelo País. Entre essas pessoas estava um trabalhador
da colheita de uva resgatado em Bento Gonçalves, RS. Ele será indenizado.

Leia no site

Governismo pactuado

"O terceiro mandato do presidente Lula contabiliza vitórias importantes no Congresso, mas precisou fazer concessões à base de apoio, na Câmara e Senado, a fim de garantir que pautas da área econômica pudessem ser aprovadas nas duas Casas do Legislativo".

 

André Santos - Analista do Diap, especialista em Política e Representação Parlamentar.

Leia no site
 

Avanço na educação pública

As políticas para avanço e melhoria da Educação seguem de perto a valorização dos professores, o cuidado com as Comunidades Escolares, um plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho. O resultado será benéfico pra alunos, professores e toda a sociedade.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br