original_7171.jpg

Ano XII • 4.022                         • 3 /10/2023

 

                   Ataque ao custeio é retomado com voracidade pelo senador Rogério Marinho

 Custeio sindical vai a voto no Senado, hoje 

Má notícia para o custeio sindical. Segundo o Diap, nesta terça (3) irá a voto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE/Senado) proposta de Styvenson Valentim (Podemos-RN), que impede o Sindicato de exigir contribuição sem autorização do empregado.

O Projeto de Lei 2.099/2023 é relatado na CAE pelo senador Rogério Marinho (PL-RN). Ele já apresentou substitutivo contrário aos interesses das entidades de classe.

Marinho foi braço direito de Temer na Reforma Trabalhista de 2017. É bolsonarista ferrenho e antissindical. Para o senador, mesmo o sindicalizado deverá autorizar prévia e expressamente a cobrança de contribuições ao Sindicato profissional.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a constitucionalidade da contribuição assistencial dos empregados não-sindicalizados, em caso de acordo, convenção coletiva ou sentença judicial, garantido ao trabalhador o direito de se opor expressamente à cobrança.

Novidade - Segundo o Projeto 2.099/2023, no ato da contratação, o empregador deverá informar ao empregado, por escrito, o Sindicato da sua categoria e o valor da contribuição assistencial cobrada, bem como seu direito de não se filiar ao Sindicato (a Constituição já garante...) e não pagar a contribuição.

Trâmite - A Agência Sindical ouviu o consultor do Diap, Neuriberg Dias. Ele informa que, se votada na CAE, a matéria segue para a Comissão de Assuntos Sociais, cuja decisão é terminativa. Se aprovado, e não houver recurso de Plenário, o texto vai à Câmara dos Deputados.

Recomendação - Para o Diap, cabe ao sindicalismo explicar mais claramente à sociedade o papel dos Sindicatos e por que as entidades precisam ser custeadas pelas categorias. Neuriberg recomenda: “As entidades precisam ter agenda permanente de ação junto aos parlamentares, deixando de agir reativamente a matérias e iniciativas do Legislativo”.

 

SindForte informa bases

Começou na madrugada da segunda (2) a distribuição do jornal Transporte Forte, 304. A publicação traz o balanço da recente Campanha Salarial no setor de carro-forte do Estado de SP. O segmento, com data-base em julho, garantiu o INPC e mais 2,87% de aumento real do tíquete-refeição. Mantidas as cláusulas da Convenção Coletiva, inclusive proibição do banco de horas no setor.

Leia no site
 

Desemprego cai e renda sobe

"Sexta (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os novos dados sobre emprego e renda no País. Os números ajudam a explicar a melhora da popularidade do Lula."

Altamiro Borges. Jornalista e escritor.

Leia no site
 

  O novo PAC do governo federal 

Iniciativa do Governo, no PAC-3 inclui obras em várias partes do País. Prevê investimentos de R$ 1,7 tri e promete criar quatro milhões de empregos. Conheça um pouco mais.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br