original_7171.jpg

Ano XII • 4.033                       • 20/10/2023

 

UNIDADE NA LUTA  - Sindicalistas participam em SP de evento sobre saúde e jornada

Seminário da Alimentação une pautas por saúde da categoria

Sindicalistas de 14 Estados, Dieese, Fundacentro, Fiocruz e Ministério Público do Trabalho participaram em SP, quarta (18), de Seminário sobre a saúde dos trabalhadores na alimentação, negociações coletivas e Norma Regulamentadora 36.

O evento foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac) e União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita).

Cobertura - A Agência Sindical cobriu o evento, na Federação Fetiasp, Liberdade. O Seminário foi filmado e o conteúdo será disponibilizado às entidades. O jornalista João Franzin entrevistou os presidentes da CNTA, Artur Bueno de Camargo, e da Contac-CUT, Josimar Luiz Sechin.

O presidente da CNTA Afins avalia: “Realizamos um evento representativo, com ótimos debates pelos dirigentes e convidados”. Para o paulista e limeirense Artur, “o centro das atenções foi a defesa da NR-36, uma Norma específica a quem trabalha em frigoríficos”. Segundo ele, “será feito um apanhado sindical e técnico pra levar ao governo e mostrar que mudanças sinalizadas até agora aliviarão as empresas, mas prejudicarão 150 mil trabalhadores no setor”.

Comunicação - Um dos painéis tratou da “Formação Sindical, com habilidades nas mídias, bases e junto à sociedade”. Para Josimar Sechin, presidente da Contac, “as resoluções aprovadas devem chegar ao chão de fábrica”. O dirigente gaúcho defende reforço na mídia sindical pra combater “as fake news antissindical e a verdadeira campanha que fazem contra as nossas entidades”. 

Unidade - Artur Bueno afirma que a unidade entre CNTA, Contac e Uita tornará mais fortes as lutas por redução da jornada e em defesa da NR-36. Ele também vê as direções mais dispostas a levar adiante metas e métodos coletivos. Já o presidente da Contac considera que no governo Lula, “por seu caráter progressista”, valorizará o debate, evitando imposições como fizeram Temer e Bolsonaro.

MAIS - Acesse o site da CNTA Afins, Contac e Ministério Público do Trabalho.

 

Aumento dos Químicos será de 5,42%

Quarta (18), lideranças da Fequimfar e dos 32 Sindicatos filiados reuniram-se para negociação com o setor patronal representado pelo grupo CEAG-10 (Fiesp). Os trabalhadores terão 100% do INPC mais 1% de real em todas as faixas. O reajuste acumulado será de 5,42%.

Leia no site
 

Parem com a sangueira!

"Não é apenas para escrever nota pública ou marcar posição, mas para ter a cabeça no lugar, que o movimento sindical (seus dirigentes e seus ativistas) deve se posicionar sobre a guerra no Oriente Médio."

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical entidades de trabalhadores.

Leia no site
 

Programa bom para os endividados

Vídeo ágil mostra como funciona na prática o Desenrola Brasil, programa que quita dívida e limpa o nome de inadimplentes.
Assista!

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br