original_7171.jpg

Ano XII • 3.975                   • 26/7/2023

 

SEGUNDA, 24  - Sindicalistas e ativistas de movimentos nos Químicos, Centro, São Paulo

Ministra tem pressa em fazer Lei da Igualdade funcionar

Plenária lotada no Sindicato dos Químicos de SP recepcionou na tarde da segunda (24) a ministra da Mulher, Cida Gonçalves. Na plateia, sindicalistas de várias categorias profissionais, Centrais, movimentos sociais e coletivos femininos.


Segundo a ministra, a prioridade é fazer funcionar a Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023), sancionada por Lula dia 3 de julho. “Esperamos séculos por uma conquista desse alcance. Agora, temos que fazer a lei funcionar na prática. Isso é prioridade na nossa Pasta”, disse.


Para Cida Gonçalves, não se trata de tarefa exclusivamente feminina ou do Ministério. “É trabalho de toda uma Nação. Mulheres, homens, empresários e governos”, afirmou. A ministra também mencionou ação conjunta entre a Pasta da Mulher e o Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo disse à plenária, “cabe identificar os locais que descumprem a lei e denunciar”. A partir da denúncia, explicou, “o Ministério do Trabalho mobiliza seus Auditores Fiscais”. Mas, enfatizou, é preciso apurar o descumprimento e não deixar de denunciar.


A organização do evento entregou à ministra da Mulher Documento das entidades (publicaremos oportunamente em nosso site).


Violência - Cida Gonçalves chamou ao combate à violência que vitima as mulheres, no trabalho ou ambiente doméstico. Citou a Lei Maria da Penha e outros mecanismos legais, mas alertou para “a cultura de intolerância e de ódio que até hoje nos atinge”.  


Ela também criticou a acomodação masculina frente às tarefas de casa. E alfinetou: “Não se trata de guerra de sexos. Porém, só lavar um copo não basta. O homem tem que fazer o churrasco, sim, mas também preparar o arroz, a farofa, o vinagrete e a maionese”.

 

MAIS - Assista  no canal da TVT.

 

 

VIII Congresso fortalece CNTA

Dias 19 e 20, reuniram-se em São Paulo 150 delegados e 56 entidades filiadas para o VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores na Alimentação. Ao final, foi aprovado um conjunto de deliberações, que fortalece a representação da CNTA e amplia a ação política das entidades.

Leia no site
 

Desenvolvimento exige investimentos

"Estratégia nacional para expansão econômica e busca do bem-estar social precisa necessariamente prever mais recursos para ciência, tecnologia e inovação, com garantia de protagonismo da Engenharia brasileira."

 

Murilo Pinheiro. Presidente do Sindicato dos Engenheiros de SP e da Federação Nacional.

Leia no site
 

A história dos Metalúrgicos de Osasco

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Grande SP) comemorou 60 anos no dia 23. Em vídeo, a entidade conta sua história e relembra seis décadas de lutas, desafios e muitas conquistas da categoria.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br