original_7171.jpg

Ano XII • 4.016                        • 25/9/2023

 

Presidente cetebista tem participado de atos unitários por crescimento, emprego e renda

CTB reivindica juros mais baixos e Fora Roberto Campos Neto!

Após oito meses de governo Lula e com Taxa Selic ainda alta, o clamor popular crescer, defende Adilson Araújo, presidente da CTB.

É hora fortalecer a pressão pela saída do chefe do Banco Central, órgão que decide o índice, por meio do Comitê de Política Monetária. Segundo o dirigente, a o certo seria “levantar alto e bom som a Campanha Fora Roberto Campos Neto!”
 

Quarta (20), o Copom reduziu em 0,5% a taxa Selic, agora em 12,75%. Campos Neto foi nomeado por Bolsonaro e assumiu sob nova lei, de um BC independente.

Por sete meses, na gestão Lula, o BC manteve a Selic  em 13,75%. Esse índice contrastava claramente com a orientação do governo federal.

Para o cetebista, linha do presidente do BC vai na contramão do ciclo novo que começou com a volta de Lula à Presidência. “A taxa real, descontada a inflação, é de 6,68%. Uma agressão à economia brasileira,” ele diz.

Campos Neto é criticado por entidades sindicais e empresariais, inclusive o presidente Lula. Somente em agosto, o Copom inverteu a tendência e cortou a Selic em 05%.
 

Para Adilson, bancário baiano, juros altos não ajudarão a reverter a situação de cerca de 70 milhões de brasileiros que ainda enfrentam insegurança alimentar.
 

A campanha pra trocar o presidente do BC vem acompanhada da ideia de redução acelerada da Selic. Diz o dirigente: “Precisamos avançar nas ruas, ganhando força”. Adilson nega que a pressão das Centrais só ocorra nos dias de reunião do Copom. “A tentativa de aumentar a mobilização popular integraa  agenda contínua das Centrais, como os atos de rua,” comenta.

A CTB, presidida por Adilson Araújo, representa cerca de 8 milhões de trabalhadores.

Acesse - www.ctb.org.br

 

PLR beneficia mais metalúrgicos

É forte a atuação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região pra garantir pagamento de Participação nos Lucros ou Resultados a 100% da base. Recentes acordos beneficiam na Lepe, Comape e DG Marel. Sexta, teve PLR e outros ganhos na Steel Rol.

Leia no site
 

Pacto contra as desigualdades

"Trata-se de um movimento que reúne organizações da sociedade civil pra atuar cooperadas e unidas, a fim de agregar força política e social pra enfrentar e superar as múltiplas formas de desigualdade no Brasil."

 

Clemente Ganz Lúcio. Sociólogo, ex-diretor do Diesse. Atual assessor das Centrais.

Leia no site
 

 

Miguel avalia viagem aos EUA

Presidente da Força Sindical, o metalúrgico Miguel Torres também acompanhou o presidente Lula a Nova Iorque. De volta ao Brasil, ele avalia a viagem e destaca o Protocolo foi assinado com Joe Biden.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br