original_7171.jpg

Ano XII • 4.104                                                            • 23/2/2024

 

Seminário sobre indústria de semicondutores. Participação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Foto: Beatriz Arruda

Federação dos Engenheiros chega aos 60 e mira o futuro

Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a Federação Nacional dos Engenheiros chega aos 60 anos. A entidade tem como eixos a valorização da categoria e o desenvolvimento nacional.

 

Futuro - Para Murilo Pinheiro, presidente da entidade, e também do Sindicato da categoria no Estado de SP, “engenheiros e engenheiras valorizam suas entidades, mostrando que a Engenharia Nacional, além de rememorar sua história, mira um futuro de trabalho e desafios".

 

A Federação congrega 18 Sindicatos, representando cerca de 700 mil profissionais nas diversas áreas da Engenharia.

 

A história da FNE reúne várias conquistas. Uma delas foi a inclusão na reforma tributária (Emenda Constitucional 132) do regime diferenciado às sociedades simples de profissionais liberais com profissão regulamentada.

 

Nos últimos anos, a FNE batalhou pra barrar projetos lesivos à categoria. Uma dessas lutas reafirmou o Piso Profissional, conforme a Lei 4.950-A/1966, fixado em nove salários mínimos.

 

Cresce - A iniciativa que engaja a Engenharia é o Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento. Desde 2006, o "Cresce" debate energia, saneamento, transporte, ambiente, comunicações, agricultura, ciência e tecnologia, buscando o desenvolvimento nacional com distribuição de renda.

 

Segundo Murilo, “o Cresce Brasil adquiriu peso e credibilidade por propor políticas efetivas e soluções concretas às grandes questões atuais". Foi assim, por exemplo, em 2009, ao debatera a crise nacional. Em 2014, quando da Copa do Mundo no Brasil, debateu as possibilidades de aproveitar as infraestruturas das cidades-sede.

 

Em 2020, a Federação propôs agilidade na recuperação pós-pandemia e retomada das milhares de obras públicas paralisadas.

 

Alerta - Tragédias que marcaram o País, como o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), levaram a Federação a alertar o Estado para mais inspeções, manutenção e conservação de estruturas e obras.

 

Bandeiras - Porém, reforça Murilo Pinheiro, “sem descuidar de questões profissionais, defendendo pautas para a sua valorização, no setor público e empresas ou como autônomos. Bandeiras cruciais são o respeito ao Piso Profissional e a criação da Carreira Pública de Estado.”

 

Indústria - A Federação debate o Nova Indústria, lançado em janeiro, pelo governo. Este ano, promove mais uma edição do Cresce Brasil, com o tema “Cidades Inteligentes”.

 

MAIS - Site da Federação.  

 

Força presente no Congresso da CGTP

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses realiza seu XV Congresso, na cidade de Seixal, Portugal. A Força Sindical participa com Eusébio Luis Pinto, um de seus vices e presidente do Sindicato dos Frentistas do RJ, e José Pereira, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Leia no site

Corrida de 100 metros e maratona

 

"As atividades sindicais podem ser descritas de maneira geral comparando-as às duas modalidades esportivas do título. Em um caso, iniciativas imediatas, intensas e orientadas para uma solução rápida, como a reivindicação de uma PLR, a resistência a uma demissão, uma greve”.
 

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical e membro do Diap.

Leia no site
 

Vídeo mostra Colônia em Caraguá

Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região fica em Caraguatatuba, praia Porto Novo. Tem piscina, playground, restaurante, apartamentos confortáveis e com ar-condicionado, estacionamento e segurança para os frequentadores.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br