original_7171.jpg

Ano XII • 4.058                                          • 30/11/2023

 

Lei torna obrigatória equidade salarial entre homens e mulheres na mesma função

Vigora a partir de sexta a igualdade salarial entre homem e mulher

Boa notícia para as trabalhadoras. Dia 1º, sexta, passa a vigorar a Portaria 3.714, que regulamenta o Decreto 11.795, sobre a igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função. A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego saiu no Diário Oficial, dia 27.

 

A Medida estabelece procedimentos de checagem pelo Ministério. Os dados vão ser coletados na aba Igualdade Salarial e critérios remuneratórios, no Portal Emprega Brasil. Atualizações serão semestrais.

 

O relatório também deverá ser publicado pela empresa em local visível. Caso se verifique desigualdade, o empregador será notificado a elaborar, em 90 dias, um plano pra sanar a ilegalidade.


Importância - A lei é relevante na luta por equidade de trabalho. Para a líder comerciária Cleonice (Cléo) Caetano Souza, de SP, também vice da UGT, “a lei sancionada por Lula fortalece a busca por equidade salarial e social, solidificando as lutas femininas”.


Segundo Cléo, cabe aos Sindicatos fiscalizar  o cumprimento da Medida. “Vamos também apurar denúncias. As mulheres precisam ter mais conhecimento dessa lei pra exigir respeito pelas empresas”, observa.


A dirigente frisa: “Buscamos equidade no movimento. É preciso garantir que as mulheres tenham salários iguais pra trabalhos similares nas entidades. Feito isso nas nossas casas, teremos mais força pra cobrar o patrão”.   


Histórico - A igualdade salarial e de oportunidades é reivindicação histórica. Na lei, anunciada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Lula introduziu a palavra "obrigatoriedade".


Denúncia - O Ministério abrirá canal de denúncias.


Leia a íntegra da Lei aqui.

 

Primeira parcela do 13º sai hoje, 30

Trabalhadores devem receber até hoje (30) a primeira parcela do 13º salário. Cerca de 87,7 milhões de pessoas, entre aposentados, trabalhadores formais, pensionistas e beneficiários do INSS, receberão o benefício. Valor médio pago será de R$ 3.057,00. Este ano, informa o Dieese, o 13º injetará R$ 291 bilhões no mercado.  

Leia no site

Três fatos importantes

"Dificuldades são naturais na vida pessoal e das instituições. A lucidez reside no fato de entender os problemas e buscar soluções possíveis. Assim procura agir o Sindicato. Na presente campanha salarial, conseguimos Abono de 13,5%, em duas vezes. A primeira parcela, de 7%, tem que ser paga até 30 de novembro. Segunda, até 20 de dezembro."
 

Josinaldo José de Barros. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

Leia no site
 

Defesa dos trabalhadores de limpeza 

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes, defende a regulamentação da profissão de trabalhadores essenciais na limpeza urbana e frisa a importância do Projeto de Lei 4.146/2020.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br