Por g1 PR — Curitiba


Assembleia Legislativa do Paraná — Foto: Sandro Nascimento/Assembleia Legislativa do Paraná

Deputados e deputadas estaduais retornam às atividades plenárias nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), após 47 dias de recesso legislativo. Há nova composição entre os 54 parlamentares. Confira abaixo.

Segundo informações da Assembleia, os trabalhos serão retomados com a permanência do modelo de deliberação mista, ou seja, parte deputados participará das sessões presencialmente, parte participará no modelo remoto. A decisão fica a cargo de cada parlamentar.

O sistema híbrido, segundo a assembleia, está em funcionamento desde o início da pandemia.

Prestação de contas

Nesta quarta-feira, a única atividade prevista na sessão de abertura dos trabalhos legislativos é a prestação de contas do governador Ratinho Júnior (PSD).

Ele fará a apresentação de uma mensagem do Poder Executivo, além expor a situação econômica e administrativa do estado.

De acordo com a assessoria da casa de leis, as votações de projetos e requerimentos serão retomados na segunda-feira (7).

Dança das cadeiras

A última legislatura do 19º período legislativo começará com dança das cadeiras, comum em anos eleitorais.

Guto Silva (PSD) retorna à assembleia após ficar, por três anos, na chefia da Casa Civil, considerada a principal pasta do governo.

Com o retorno de Silva a uma das cadeiras do plenário, o suplente Ademir Bier (PSD) deixou o cargo. Ele tinha sido empossado deputado na Alep em abril de 2021, após a morte do então deputado Rubens Recalcatti.

Devido ao período pré-eleitoral, a tendência é que mais deputados licenciados, e que atualmente ocupam cargos no Poder Executivo, peçam desincompatibilização e retornem à assembleia, causando mudanças no cenário político estadual.

Para os que desejam concorrer nas eleições de 2022, é obrigatória a desincompatibilização de cargos no governo até seis meses antes das eleições.

Medidas de segurança contra a Covid

Em 19 de janeiro, a direção da Assembleia Legislativa reforçou os protocolos de acesso à casa de leis.

Segundo informações mesa diretora, para servidores e visitantes, está sendo realizado controle de acesso e monitoramento de casos suspeitos. A possibilidade de exigência de passaporte vacinal não foi mencionada pela casa.

A assembleia disse, ainda, que parte dos trabalhadores está atualmente em teletrabalho, mas não informou quantos.

Por determinação da mesa diretora, está proibida a realização de eventos coletivos ou sessões solenes que não tenham relação direta com as atividades legislativas de plenário.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!