original_7171.jpg

Ano XII • 3.9712                   • 21/7/2023

 

REGIONAL NORDESTE - Lideranças na sede da Força Pernambuco, em Recife

Encontro reunirá frentistas de todo o País

Dias 24 e 25 de agosto, entidades de frentistas de todo o Brasil se reúnem em Brasília no VI Encontro Nacional. Lema do evento é “Lutar e resistir por mais justiça no mundo do trabalho”.

Quarta, 19, reuniram-se em SP entidades do próprio Estado e ainda de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Foi o último ciclo preparatório ao Congresso, que pretende deliberar no campo sindical e político, a fim de proteger empregos, direitos e também regulamentar a categoria.

Houve encontros regionais por todo o País. O penúltimo deles, em Recife, dia 18, reuniu entidades da Região Nordeste.

O atual presidente da Federação Nacional da categoria (Fenepospetro) é Eusébio Luis Pinto Neto, que também preside o Sindicato no Município do Rio de Janeiro.

O VI Encontro da categoria, que tem em seu histórico a conquista de lei federal que proíbe o autosserviço em todo o País, é de avançar, sempre, por meio da pressão e negociação.

Um dos assuntos do VI Encontro será a manutenção dos empregos, conforme garante a Lei 9.956, e também meios de enfrentar o crescente avanço tecnológico, que ameaça postos de trabalho. Outro tema é a aposentadoria especial.

Afora essas questões, os dirigentes participantes do evento em Brasília, em agosto, vão cuidar de demandas regionais. Outra demanda é a necessidade de segurança jurídica para o custeio das entidades da categoria.

“Também haverá palestras com especialistas, a fim de entendermos com mais profundidade a conjuntura nacional. O sindicalismo precisa olhar a base sem deixar de levar em conta a conjuntura nacional e mesmo internacional”, comenta o presidente Eusébio.

Palestras - O Encontro Nacional dos Frentistas terá também a presença de parlamentares ligados ao mundo do trabalho. Um dos convidados é o senador Paulo Paim (PT-RS).

MAIS - Site da Fenepospetro, Fepospetro e Sindicatos filiados.

 

Comerciários recuperam R$ 855 mil

O Sindicato dos Comerciários pagou
R$ 855 mil a trabalhadores que tiveram seus direitos desrespeitados pela Restoque - empresa de marcas famosas como Le Lis Blanc, Dudalina e Rosa Chá. A entrega dos cheques aconteceu no Sindicato e foi feita pelo presidente Ricardo Patah.

Leia no site
 

Apressar o salário mínimo

"A vitória de Lula reabriu as perspectivas de ganho real. Aliás, a recomposição do salário mínimo é o Item I da Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, aprovada na terceira Conclat, em 2022. Lula, que à época era pré-candidato, assumiu o compromisso pela recomposição."

 

Josinaldo José de Barros. Preside o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região-SP.

Leia no site
 

Motta elogia reforma tributária

Luiz Carlos Motta considera a reforma tributária necessária ao crescimento do País. Ele preside a Fecomerciários do Estado de São Paulo e exerce mandato de deputado federal pelo PL. Motta falou durante podcast conduzido por Ricardo Patah, da UGT.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br