this is an h1

this is an h2

Mon Nov 14 16:28:10 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedor, como está a sua autoconfiança?

Veja quais são os fatores que mais contribuem para o sucesso do negócio e o que fazer para desenvolver a autoconfiança.

· 28/10/2022 · Atualizado em 14/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo empreendedor é sempre um otimista. É possível ser um empreendedor que não acredita em si mesmo, nos seus sonhos e projetos ou no seu futuro? Com toda a certeza, a resposta é negativa, pois não é difícil encontrar exemplos de situações em que o empreendedor necessitou do apoio de outras pessoas, isso não ocorreu e ele precisou apoiar-se na sua autoestima e autoconfiança.

Por isso, a autoconfiança não é considerada somente necessária, mas vital para tudo o que o empreendedor vai fazer no seu dia a dia. A diferença entre dois empreendedores com o mesmo projeto está na distância entre o lugar e o momento em que cada um chegou.

Essa situação remete à capacidade que cada um tem de se energizar e ter atitudes mobilizadoras para fazer acontecer, o que está relacionado com acreditar mais ou menos naquilo que você pode realizar, no sucesso do seu empreendimento, nos motivos que o levaram a sair da “casca” e se dedicar a um futuro cheio de incertezas. O futuro do seu empreendimento é aquele que, ao olhar para frente, você consegue visualizar.

O ponto-chave não é coragem nem ousadia, é a crença. Coragem e ousadia sem acreditar em você e no futuro do empreendimento é não reconhecer os seus limites. Por isso, a seguir, listamos ações que você pode realizar para desenvolver a sua autoconfiança:

  1. Calce as sandálias da humildadeter autoconfiança não significa cegueira, mas que você pode errar. Afinal, quem não erra? O erro não deve ser relacionado com fracasso ou incompetência, mas ser visto como um novo motivo para o seu crescimento pessoal e profissional. Lembre-se de que todo erro traz aprendizados, basta você refletir sobre o que o fez tomar a decisão que provocou o erro em questão.
  2. Seja ambiciosoprojeto, objetivos e metas desafiadoras são o motor para o entusiasmo e a motivação de empreender. Mas, se os resultados ficaram abaixo dos esperados, reflita sobre a causa do desempenho inferior, analise o que o levou a definir esses objetivos e o que aconteceu para que não fossem alcançados. Às vezes, o objetivo está mal definido, as ações realizadas não estavam alinhadas a esses objetivos ou foram insuficientes para a realização dos resultados esperados. É fundamental fazer uma análise racional da situação. Por isso, esteja sempre preparado para lidar com os resultados positivos ou negativos.
  3. Agora é a hora do autoconhecimentoqual é o problema em reconhecer que você não acredita em si mesmo? Lembre-se sempre de que você é humano e que fraquejar em momentos difíceis é da sua própria natureza. Super-homem somente existe na imaginação e no Planeta Krypton, então volte para a Terra. Faça uma viagem para dentro de si e descubra quais são as suas limitações e do que você tem medo. Encare tudo sem culpa, sem mágoas e seja tolerante consigo mesmo. Quando você encontrar a fonte dessa insegurança, você ganhará mais autoconfiança. Procure melhorar sempre naquilo que você quer evoluir.
  4. Troque arrogância por bom senso: seja autoconfiante, mas, antes de tudo, seja profissional. Confiança em excesso se transforma em arrogância, por isso estude a situação, procure ter o máximo de informações possíveis e escute pessoas próximas, como familiares, amigos, clientes e empreendedores mais experientes. Observe-se e perceba se você é aquele que acha que sabe tudo e que somente faz aquilo que bem entende.

Tenha em mente as três questões que são fundamentais para o sucesso de um empreendimento:

  1. Utilizar continuamente os seus talentos, ou seja, colocar à disposição do empreendimento aquilo que você faz de melhor.
  2. A paixão move o mundo e, no empreendedorismo, é a energia que mobiliza o seu “eu” para se sentir vivo, poderoso e capaz.
  3. A gratidão alimenta os relacionamentos e o ego, então procure ser útil em cada situação, com cada pessoa envolvida e retribua tudo de bom que você recebe todos os dias.

Acreditar em você, nos seus talentos, na força do seu sonho e nas suas competências de fazer acontecer é a chave do sucesso. Aproveite para inscrever-se em nosso curso EAD Como agir de maneira empreendedora.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?