original_7171.jpg

Ano XII • 4.033                         • 24/10/2023

 

Trabalhadores das três plantas param contra os cortes

Braços cruzados nas fábricas da GM

A General Motors demitiu, por telegrama, centenas de trabalhadores. Ela tem unidades em São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e São José dos Campos - Estado de São Paulo. Passa de 12 mil o número de empregados nessas plantas. Em resposta, os trabalhadores, apoiados por seus Sindicatos, entraram em greve nesta segunda (23). A Agência Sindical ouviu Aparecido Inácio da Silva (Cidão), presidente do Sindicato em São Caetano.
 

Principais trechos:
 

Telegramas - “Em São Caetano, o trabalhador soube por telegrama que havia sido demitido”.
 

Sindicato - “Eu mesmo só tomei conhecimento das demissões no sábado de manhã”.
 

Empresa - “Em nenhum momento o Sindicato foi informado sobre as intenções da GM ou chamado pra eventual negociação em torno da questão”.
 

Justiça - “Vamos ingressar com Ação Cautelar, até porque o gesto da empresa caracteriza demissão em massa, sem qualquer tratativa com o Sindicato da categoria”.
 

Benesses - “Em 2017, a GM recebeu ampla isenção de impostos e uma série de benesses pelos governos. Em São Caetano, a Prefeitura chegou a baixar a tarifa da água”.
 

Mobilização - “Vamos manter a mobilização e fazer assembleias nos turnos. Sem negociação, a saída é manter a greve”.
 

Força - Miguel Torres, presidente da Força Sindical e do Sindicato de SP e Mogi, também critica: “Um absurdo o que a GM fez com os trabalhadores nesse final de semana”. E anuncia: “Já notificamos o Ministério Público do Trabalho pra que providências sejam tomadas”.
 

MAIS - www.metalurgicoscsul.org.br, www.metalurgicos.org.br e www.sindmetalsjc.org.br.

 

CUT reforça luta sindical e social

Dia 22, a Central Única dos Trabalhadores encerrou o 14º Congresso. O metalúrgico Sérgio Nobre foi reeleito presidente. Uma das resoluções será mostrar à sociedade a importância dos Sindicatos na garantia do emprego, direitos e cidadania. O Concut reuniu 1.800 delegados e 200 convidados do Exterior.

Leia no site
 

 Transição justa no trabalho

"O mundo exige dos dirigentes sindicais agilidade, percepção, conhecimento e disposição pra se atualizar. O sindicalismo deve voltar à sua origem de luta por um mundo justo. Necessário ter humildade pra aprender e também investir na formação de lideranças."
 

Eusébio Luis Pinto Neto. Presidente da Federação Nacional dos Frentistas.

Leia no site
 

 

Confederações cobram saúde

As duas Confederações de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - mais a UITA - fizeram Seminário em SP. Tema central: a saúde dos trabalhadores, principalmente nos frigoríficos - eles são mais de 150 mil. Artur Bueno de Camargo preside a CNTA Afins.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br