original_7171.jpg

Ano XII • 4.060                                          • 4/12/2023

 

João Franzin da Agência Sindical entrevista presidente da CNTA Arthur Bueno

Entidades da Alimentação apoiam veto à desoneração

As duas Confederações de Trabalhadores na Indústria da Alimentação - CNTA Afins e Contac - querem se reunir com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a fim de tratar da desoneração no setor, especialmente quanto aos segmentos produtores de proteína animal.

A solicitação consta de ofício, do dia 30, assinado pelos presidentes Artur Bueno de Camargo, da CNTA, e Nelson Morelli, da Contac. O documento também é subscrito por Gerardo Iglesias, secretário-geral da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação - UITA.

A proposta das entidades é o governo criar grupo de trabalho tripartite que avalie todo o setor ou segmentos. Para as Confederações, desoneração sem contrapartidas reais não funciona.

Diz o ofício: “Já declaramos apoio ao veto do Presidente da República e continuamos firmes na luta pra que não haja isenção de tributos sem contrapartida aos trabalhadores, com garantia de emprego, saúde, segurança e melhores condições de trabalho”.

Sobre eventuais postos de trabalho abertos pela desoneração, as entidades asseguram: “quanto à geração de empregos, prometida, o objetivo não foi atingido, especialmente nas empresas produtoras de proteína animal”.

Segue: “Os frigoríficos, com exceções, vêm criando dificuldades às negociações coletivas”. Segundo a CNTA, as duas Confederações “representam mais de 500 mil trabalhadores nas empresas de processamento de proteína animal”.

Firmeza - Em contato com a Agência Sindical, Artur, presidente da CNTA, foi assertivo: “Sem garantia de novos empregos e melhora nas condições de trabalho, onde a temperatura fica abaixo de 12 graus, não há como apoiar desoneração”.


O sindicalista informa que, em determinadas regiões do País, frigoríficos encontram dificuldades para contratar, uma vez que a atividade costuma ser perigosa, é penosa e insalubre, levando empresas a buscar imigrantes e mesmo indígenas pra preencher as vagas.

MAIS - Sites da CNTA e  Contac.

 

Metalúrgicos ocupam espaço na mídia

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região consolida sua presença na imprensa local - a cidade tem 1,4 milhão de habitantes. Praticamente todo dia, as ações sindicais, sociais, esportivas e de lazer da entidade ocupam espaço na mídia, incluindo-se os dois jornais diários, um semanal, dois mensais, programas de TV e também sites noticiosos.  

Leia no site

Dificuldades e deficiências

"Continua no País uma ruidosa campanha contra o movimento sindical e a luta pela revisão das nefastas reformas da legislação trabalhista e das regras da aposentadoria impostas desde o golpe de Estado de 2016 pelos governos Temer e Bolsonaro."
 

Adilson Araújo. Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Leia no site
 

Vagas crescem. Mas há precarização

O diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior,  fala sobre os dados do Boletim Emprego em Pauta 26 ao Jornal da Globo. Houve aumento na ocupação de pessoas com ensino superior, mas em trabalhos que não exigem diploma ou qualificação adequada.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br