original_7171.jpg

Ano XII • 4.069                                          • 15/12/2023

 

Presidente Adilson Araújo durante ato sindical unificado

CTB nasceu com 220 e pode chegar a 1.417 filiadas

Rurais e urbanos. Esses pilares sustentam a solidez da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, que acaba de chegar aos 16 anos. Entidade é presidida por Adilson Araújo, bancário da Bahia.

Nos indicadores do Ministério do Trabalho e Emprego, a CTB é a segunda Central em sindicalizados. Para Adilson, “isso se deve à política permanente de estímulo à sindicalização em nossas bases”. O dirigente calcula que, finalizado o cômputo no MInistério, a CTB terá perto de 1.417 filiados.

Nesta sexta (15), a Central, como resultado do sucesso na sindicalização, sorteará um carro às filiadas e um smartphone para sindicalizados. “A campanha vai prosseguir, porque a potência da entidade classista depende de sua ligação com a base”, comenta o presidente. 

Nos últimos anos, a Central agregou dois grandes Sindicatos a seus quadros: Comerciários do Rio de Janeiro e Metalúrgicos do Sul Fluminense. No segmento metalúrgico destaca-se também o Sindicato de Camaçari.

Contag - A Confederação dos Rurais é a maior entidade nacional. A entidade desfiliou-se da CUT que, de certa forma, divide hoje a direção com a CTB. “Temos tradição no campo”, afirma Adilson Araújo.

No plano internacional, a CTB vê crescer seu protagonismo. O petroleiro Divanilton Pereira é secretário-ajunto na Federação Sindical Mundial. No ano que vem, a FSM realizará no Brasil a reunião do seu Conselho presidencial, com mais de 50 dirigentes de todas as partes. “E devemos promover um grande encontro sindical no País ainda em 2024”, adianta o dirigente.

Base - Para Adilson, nesses 16 anos, a Central manteve a orientação de se apoiar na base, com campanhas, lutas e sindicalização. Ele diz: “A sindicalização vai seguir e terá prêmios, sim, porque isso significa dividir com o trabalhador o dinheiro que lhe pertence”.

Formação - Segundo o presidente da CTB, “o ano terá ainda mais cursos, encontros e seminários regularmente”. Ele argumenta ser necessário elevar o grau de formação política para as eleições do ano e principalmente quanto às eleição presidencial de 2026.

País - Na condição de uma das maiores economias do mundo, o Brasil não pode aceitar fome e miséria. O presidente da CTB apoia as iniciativas do governo de taxar as grandes fortunas, principalmente o dinheiro depositado em paraísos fiscais. Na outra ponta, Adilson defende a isenção do I.R. salarial até R$ 5 mil. O líder cetebista afirma: “Foi compromisso de campanha do Lula e nós vamos manter vivo esse objetivo”.

MAIS - Portal da CTB,  Sindicato dos Bancários da Bahia e Contag.

 

 

Comerciários realizam Natal Solidário

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato dos Comerciários de SP realizou o Natal Solidário. Foram oferecidos brinquedos e lanches. As crianças aguardaram ansiosas a chegada do Papai e Mamãe Noel.

Leia no site
joao-guilherme-631x420.jpg

Balanços, perspectivas e festas

"Este será o meu último texto neste ano. Darei descanso aos leitores. Sugiro, no entanto, às direções sindicais um balanço do ano. Este balanço, não necessariamente formal, procuraria listar uma série de eventos de interesse dos trabalhadores na vida da entidade".  

 

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical de entidades de trabalhadores.

Leia no site
 

Metalúrgicos fecham mais acordos

O Grupo 10 se nega a negociar na campanha salarial. Isso obriga os Sindicatos a buscar acordo por empresa. Na terça (12), os diretores dos Metalúrgicos de Guarulhos reuniram-se com a Fanem. Proposta de 5,5% de aumento e abono de 13,5% foi aprovada na assembleia.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br