original_7171.jpg

Ano XII • 4.072                                          • 20/12/2023

 

Jornalista João Franzin entrevista o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto

Vargas Netto destaca positividades do ano

O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto falou com a Agência Sindical, para o balanço do ano. Ele relacionou vários fatos, medidas e situações, no que chama positividades.


Trechos principais:
 

  • Inversão da pauta - Lula, ao derrotar a direita, inverteu a pauta do País, adotando uma política progressista. Há, claro, problemas decorrentes da pauta de oposição. Mas o ano foi bom e terminou melhor ainda com aprovação da reforma tributária. Teve o percalço do 8 de janeiro, mas foi superado.
     
  • Salário mínimo - Um dos feitos relevantes do ano é a retomada da política de valorização do salário mínimo, que recuperou a dinâmica de aumentos reais, após vários anos de arrocho.
    .
  • Ganhos nas negociações - Tivemos ganhos reais de salário, nas negociações coletivas, nas datas-bases das categorias ou em acordo coletivo por empresa.
     
  • Reforma tributária - Vitória espetacular do povo, do governo e de Lula. Reformas desse porte só acontecem na sequência de processos revolucionários ou assembleias constituintes. Ainda que com pequenos defeitos que a afetam, a reforma é um fato capaz de abrir progresso material para o Brasil, principalmente para o consumo das famílias.
     
  • Sindicalismo - Essa positividade teve rebatimento no sindicalismo, claro, com acordos coletivos melhores e mais participação junto ao governo e ao Ministério do Trabalho.
    .
  • Bases - De todo modo, o sindicalismo tem a necessidade permanente de um trabalho mais persistente de “subida às bases” Ou seja, contato constante com o trabalhador, ter presença contínua no dia a dia das categorias, seja na sede, na prestação de serviços, nas demandas das fábricas, nas lutas, no esforço de comunicação. Ou seja, corpo a corpo e olho no olho.

    Acesse - www.agenciasindical.com.br
 

Audiovisual quer regulação e avanços

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, ocorreu, em Brasília, o 9º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. Participaram 55 entidades, entre Sindicatos e Associações. Os temas discutidos trataram de cota de tela, a fim de resguardar espaço às produções nacionais, regulação do streaming, direitos autorais e outros.

Leia no site

Trabalho em 2023 trará bons frutos

"Organização sindical dos engenheiros atuou em defesa da categoria e do desenvolvimento nacional, promovendo a valorização profissional e apresentando propostas para o País. Esforço empreendido traz expectativas positivas para o próximo período."

 

Murilo Pinheiro. Presidente do Sindicato dos Engenheiros de SP e da Federação Nacional.

Leia no site
 

Desonerados demitem mais

Desoneração garante empregos? Não é bem assim. Assista a este vídeo da TV Senado. Fala o economista do Ipea, Marcos Hechsher.
Estudo revela que, apesar dos mais de R$130 bi que deixaram de pagar ao governo, os 17 setores subsidiados estão entre os que mais demitiram nos últimos 10 anos.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br