original_7171.jpg

Ano XII • 4.050                                     • 17/11/2023

 

Medida fortalece as negociações coletivas das entidades de classe do setor

Ministério normatiza trabalho do comerciário aos domingos

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou no Diário Oficial, dia 14, a Portaria 3.665, que regulamenta o trabalho do comerciário em feriados e domingos. Agora, a permissão só pode ocorrer mediante Convenção ou Acordo Coletivo.

Com isso, se altera a Portaria/MP 671/2021, que autorizava o funcionamento do comércio sem negociação com os Sindicatos. Exceção às feiras-livres.

UGT - Para Ricardo Patah, presidente do Sindicato da categoria em SP e da UGT, a Portaria anterior era prejudicial à saúde do trabalhador. A alteração traz mais equilíbrio. Ele diz: “A meu ver, a medida do Paulo Guedes era selvagem. Agora, a alteração resgata, pelo menos, a normatização via Acordo ou Convenção com o Sindicato”. 

Para o ugetista, o comerciário passará a ter, além do feriado, novos benefícios. “O trabalhador ganha a possibilidade de aceitar ou não o trabalho em dias de feriado e os benefícios adicionais, como pagamento em dobro, uma folga, um vale-refeição. Tudo via negociações coletivas”, diz. Pela Portaria anterior, os funcionários que trabalhavam aos domingos não tinham benefícios extras. 

Projeto - O presidente da CNTC e da Fecomerciários - SP, Luiz Carlos Motta, afirma: “Reparar um erro histórico era meta do sindicalismo comerciário. Na Câmara, por exemplo, apresentei várias medidas sobre o tema. Uma delas foi o Projeto de Decreto Legislativo 390/20 pra suspender a aplicação das Portarias  604/19 e 19.809/20, que tratavam da autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos”. Ele é deputado federal.

Motta explica: “Argumentei que a Constituição estabelece como direito do trabalhador urbano e rural o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. A CLT assegura a todo empregado descanso semanal de 24 horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa, deve coincidir com o domingo”.  

A nova Portaria não afetará o comércio em 25 de dezembro e 1º de janeiro, tendo em vista Acordos e/ou Convenções, que proíbem o funcionamento nas datas, já firmados entre Sindicatos e patrões.
 

MAIS - acesse CNTC, Fecomerciários e Comerciários de São Paulo.

 

Escolta armada vota pauta

Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Carro Forte, Transporte de Valores e Escolta Armada do Estado de SP convoca pra Assembleia Online da Campanha Salarial 2024. A plataforma de votação fica disponível de 14 a 23. Vote na pauta da escolta.

 

Leia no site

Contradição nas coisas

"Meu elogio ao ato unitário das Centrais, dia 14 em SP, pela paz, cessação imediata da guerra no Oriente Médio, libertação dos reféns e prisioneiros e apoio à diplomacia brasileira vitoriosa com o repatriamento de 1.477 patrícios que fugiram do conflito, auxiliados pela Presidência da República e a FAB."

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical entidades de trabalhadores.

Leia no site
 

Eletricitários criticam apagão

Sindicato dos Eletricitários de SP fala em entrevista à TV Record sobre a falta de energia na cidade de São Paulo, depois de um temporal. Cadê a Enel? Acompanhe!

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br