RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta Mito da Idade Média. Ordenar por data Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta Mito da Idade Média. Ordenar por data Mostrar todas as postagens

11 julho, 2013

Idade Média

Règine Pernoud
Livro de 1977 - 159 págs


    Segundo a opinião generalizada, a Idade Média teria sido uma época de trevas, injusta e bárbara, encaixada entre os séculos gloriosos da Antiguidade e do Renascimento. Dessa convicção nos dá conta o linguajar quotidiano, que fala, por exemplo, em «regresso dos tempos medievais» a propósito de tudo o que de negativo acontece nos nossos dias.
    É a essa ideia apriorística que se pode com razão chamar o mito da Idade Média. E é esse mito que este livro destrói, deitando por terra o duplo preconceito segundo o qual a Idade Média formaria um todo homogêneo e seria a grande noite da civilização. Numa linguagem séria e desenvolta, onde a ironia vai de par com a erudição.

ÍNDICE

I - Idade Média

II- Desajeitados e Inábeis

III - Grosseiros e Ignorantes

IV - Indolência e Babaria

V - Rãs e Homens

VI - A Mulher sem Alma

VII - O Index Acusador

VIII - História,  Ideias e Fantasia

IX - Simples Propósito sobre o Ensino da História


__________
Agradecemos ao leitor Jonadabe pelo envio deste arquivo. Deus lhe pague!

16 agosto, 2012

Livro de Régine Pernoud

Régine Pernoud
Livro de 1974 - 167 págs


Eis uma obra que vem fazer luz sobre uma instituição sobre a qual recai um véu de mistério, de esoterismo, quase de magia. O leitor, ao longo do livro, verá as razões que contribuíram para esse halo enigmático. A Ordem religioso-militar do Templo, fundada em 1119, tinha a função de proteger os cruzados e peregrinos que se dirigiam à Terra Santa. No nosso País, inclusive, desempenhou um importante papel na defesa e povoamento do território.
Concluída aquela função, e fruto de uma acumulação de privilégios, a Ordem entregou-se a atividades de ordem financeira. De tal maneira se tornou poderosa que sobre ela se concitaram as atenções ávidas de alguns monarcas. Foi o caso de Filipe, o Belo, de França, que em 1307 ordenou o desencadeamento de uma vasta perseguição aos Templários, com o objetivo de proceder ao controlo das riquezas da Ordem.
Sobre todos estes fatos se debruça, com rigor histórico, Régine Pernoud, que não precisa de apresentações ao leitor português. Especialista de temas medievais, é a autora de outros livros publicados por nós, como Luz sobre a idade Média, As Origens da Burguesia ou O Mito da Idade Média.

ÍNDICE

Capítulo I
As origens do Templo

Capítulo II
Estruturas e vida quotidiana

Capítulo III
A arquitetura dos Templários

Capítulo IV
A epopéia do Templo

Capítulo V
Administradores e banqueiros

Capítulo VI
Detenção e processo aos Templários

Capítulo VII
Os Templários perante a posteridade

Bibliografia Sumária

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html