Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resolução CNS 510/2016)
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido referente à pesquisa “Qual é o tempo certo?: O uso de telas em crianças escolares”. 
Sign in to Google to save your progress. Learn more
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (RESOLUÇÃO No 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016)

Você está sendo convidado a participar da pesquisa “Qual é o tempo certo?: O uso de telas em crianças escolares”.

Você é um possível participante neste estudo porque faz parte da população alvo em questão, (pais de crianças com idade entre 8 e 11 anos). E para alcançar o objetivo proposto, precisamos da sua ajuda para responder um questionário com 21 perguntas relacionadas ao tempo de tela de seus filhos(as) e sua percepção sobre isso.  A sua participação não é obrigatória.

A qualquer momento e sem nenhum prejuízo, você pode desistir de participar e retirar seu consentimento. Ao desistir de participar, você poderá fechar o formulário antes de enviar suas respostas. Dessa forma, suas respostas não serão salvas. Caso você desista de participar após enviar o formulário, envie um e-mail para uma das pesquisadoras informando a desistência. Nesse caso, enviaremos um e-mail confirmando que estamos cientes da desistência e seu formulário será apagado. Garante-se também o seu direito de se recusar a responder a qualquer pergunta.

Sua recusa não trará nenhum prejuízo em sua relação com as pesquisadoras ou com a Universidade Federal de São Carlos.

O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização de telas por crianças em idade escolar durante e após o período de isolamento social. Mais especificamente, o objetivo é analisar se, com a retomada das atividades presenciais, houve uma diminuição no tempo que as crianças, com idade entre 8 e 11 anos, passam em frente às telas, além de avaliar quais opiniões os pais apresentam sobre o uso de dispositivos eletrônicos.

A coleta de dados incluirá o preenchimento de um formulário, aplicado através da plataforma Google Forms, que inclui questões sobre os dispositivos eletrônicos aos quais seu(a) filho(a) possui acesso, o tempo médio em que ele(a) acessa tais dispositivos e qual a sua visão acerca do uso de telas e medidas de restrição de uso e conteúdo. O preenchimento desse formulário é feito de forma remota e levará cerca de 20 minutos.

Suas respostas serão tratadas como dados confidenciais, ou seja, em nenhum momento, o seu nome e dados pessoais serão divulgados. Os resultados da pesquisa poderão ser divulgados em eventos, revistas e/ou trabalhos científicos, mas nenhuma informação ou imagem que identifique os participantes será utilizada.

A participação no estudo não oferece risco imediato a você.  Os únicos riscos de natureza psicológica para você ao preencher o formulário são: cansaço ou tédio durante o preenchimento, e caso a pesquisa ocasione qualquer um desses incômodos, você poderá interromper o preenchimento, fechando o link de acesso. Não haverá qualquer forma de prejuízo ou represália. Caso ocorra qualquer problema não previsto, a pesquisadora entrará em contato com um profissional competente para melhor encaminhamento. A pesquisadora acompanhará toda a coleta de dados, estando disponível sempre que for necessário para tirar dúvidas ou prestar qualquer tipo de assistência. Por sua vez, em relação aos riscos característicos do ambiente virtual, informamos que os aplicativos e recursos utilizados para comunicação são considerados seguros pelos seus fabricantes. Caso ocorra alguma quebra de segurança de dados durante a realização da pesquisa, o procedimento será interrompido e a pesquisadora buscará a assistência de um especialista em segurança digital, que prestará o serviço necessário para reparação de qualquer consequência adversa aos participantes.

Caso aceite participar da pesquisa, você receberá também via e-mail, junto com o link para acesso ao formulário, uma breve explicação sobre a política de privacidade da plataforma Google Formulários.

Não há benefício direto para você, mas a sua participação representa uma oportunidade para contribuir com a pesquisa sobre o uso de telas na infância, que se tornam cada vez mais presentes na nossa sociedade.

Será enviado um link para o formulário Google, que poderá ser preenchido no ambiente e no horário que seja mais conveniente a você.

Essa pesquisa não prevê nenhuma despesa financeira para os participantes, pois ocorrerá em ambiente virtual. A participação é livre e voluntária

Caso houver despesas comprovadamente advindas da participação da pesquisa, você terá direito a ressarcimento.

Após a coleta e análise dos dados, você terá acesso aos resultados da pesquisa por meio de uma carta devolutiva ou pessoalmente.

As respostas do formulário ficarão salvas para que os pesquisadores envolvidos no projeto possam mais tarde analisar os dados obtidos. Os seus dados são confidenciais e serão mantidos em sigilo pelos responsáveis por este projeto, podendo ser disponibilizados a você, caso seja do seu interesse. Seus dados ficarão salvos por 5 anos em arquivo Excel, em um dispositivo (HD externo) que ficará armazenado em local seguro no laboratório das pesquisadoras na UFSCar. Para mais informações sobre a política de privacidade da plataforma google, acesse https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR.

Você receberá uma cópia deste termo por e-mail onde consta o telefone e o endereço dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, podendo tirar suas dúvidas sobre o projeto e sua participação, agora ou a qualquer momento. Enfatizamos a importância de guardar uma cópia deste arquivo. Você também poderá ter acesso ao registro do seu consentimento sempre que solicitar a uma das pesquisadoras.


Você ficou com uma dúvida? Se sim, pode perguntar!
CONTATO DAS PESQUISADORAS

Pesquisadora Responsável: Débora de Hollanda Souza 

E-mail: debhsouza@ufscar.br

 

Pesquisadora: Bruna Motta Fodra 

Contato telefônico: (19)99356-4305 

E-mail: brunafodra@estudante.ufscar.br
Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios da minha participação na pesquisa e concordo em participar. O pesquisador me informou que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar que funciona na Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada na Rodovia Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 - CEP 13.565-905 - São Carlos - SP – Brasil. Fone 16 3351-9685. Endereço eletrônico: cephumanos@ufscar.br . Os CEP são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. O CEP tem por finalidade cumprir e fazer cumprir as determinações da RESOLUÇÃO No 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016 do Conselho Nacional de Saúde, assim como de outras Resoluções e Normativas para casos específicos, no que diz respeito aos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, tendo como referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros. Todo projeto de pesquisa com Seres Humanos deve passar por apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa e somente poder ser iniciado após
sua aprovação.
Clear selection
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Universidade Federal de São Carlos. Report Abuse