original_7171.jpg

Ano XII • 4.053                                        • 23/11/2023

 

Sindicato de Guarulhos. Entidade representa mais de 47 mil, em quatro Municípios

Acordos dos metalúrgicos da Força já contemplam 90%

Avançam as negociações coletivas para os 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região avalia que, em sua base, cerca de 90% da categoria já está contemplada. O mesmo padrão, com variações locais, se aplica ao Estado.

 

Grupos - As Convenções Coletivas assinadas abrangem empregados de fábricas ligadas aos Grupo 2 - Sindmaq-Sinaees; Grupo 3 - Sindpeças e Sinpa; Simefre, Fundição e Sinafer, Sindforja, Sindal e Sicetel. Há negociações com outros segmentos empresariais (grupos menores). Siamfesp e Grupo 10 não assinarão as Convenções, como de praxe. Portanto, as entidades já mobilizam as bases, buscando acordo por empresa.

 

Índice - O reajuste geral é de 5,5%. Há também Abono Salarial de 13,5%, a ser quitado ainda neste exercício. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. A segunda, até 20 de dezembro. A presente negociação rompe seis anos de reajustes iguais ou inferiores ao INPC.
 
De acordo com Marco Motta, assessor da Federação da categoria do Estado de SP, a expectativa é que quatro novos grupos assinem ainda nesta semana, ou seja, Siescomet, Sindsider, Sindmotor e Sindfupi. 

 

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, José Carlos de Oliveira (Chorão), afirma: “Buscamos fechar o máximo de Convenções. Onde não for possível, vamos tentar acordo por empresa. Queremos pelo menos 5,5% pra todos”.

 

MAIS - Site do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região ou ligue 24463.5300; Força Sindical ou FedmetalSP.

 

 

Audiência denuncia Grupo Vitamina 

Aconteceu  dia 13 mais uma audiência pública na Câmara de SP pra discutir a situação do Grupo chileno Vitamina, composto por escolas de Educação Infantil. Novas denúncias surgiram. Entre elas, descontos no plano de saúde que não eram direcionados à operadora; pais de alunos orientados a pagar pra outros estabelecimentos, a fim de evitar o bloqueio dos bens.

Leia no site
WhatsApp-Image-2023-08-25-at-17.01.33.jpg

Violência no trabalho

"A violência no ambiente de trabalho agrava o risco de adoecimento físico e mental, além de prejudicar a produtividade e aumentar a taxa de rotatividade. Segundo a OIT, uma em cada cinco pessoas empregadas já sofreu algum tipo de violência ou assédio no trabalho".

Eusébio Pinto Neto. Presidente da Federação Nacional dos Frentistas.

Leia no site
 

Bancários combatem racismo

A série História em Pílulas, divulgada pelo Sindicato dos Bancários de SP, mostra a luta dos negros e negras pela igualdade de oportunidades nas instituições financeiras. Embora maioria dos brasileiros (58,5%), pretos e pardos são os mais discriminados no mercado de trabalho.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br