user image

she/her · 90's · sad & brazilian · chronically online · fujoshi · infp · chaotic neutral · lesbian ace || ☆*:. ❝nobody likes being alone that much. i don't go out of my way to make friends, that's all. it just leads to disappointment❞ — norwegian wood • haruki murakami ☆*:. | ᴍᴀᴅ ᴍᴏɴᴇʏ ᴄʟᴜʙ ғᴏʀ sᴀᴅ ɢɪʀʟs | pocket camp id: 47193650090 | (pt-br)

bookmarks:
morimoonie about (bio)
flor de cerej... ♡ ♡ ♡ (“a bela adormecida, op. 66, ato i” )
jay mood tracker
thay 2024 (música)
keegan 24 (april)

🏷 tagsˎˊ- autoficção, memórias, realismo fantástico

💡 li porque... uma @ famosa no twitter descreveu como 'belíssimo, belíssimo, belíssimo'. achei esse título super bonito, poético e pensei 'preciso ler!'. nunca tinha ouvido falar dele.

👍 gostei! ˎˊ- da escrita, que é bonita, definitivamente. da atmosfera evocada. do ritmo gostoso das palavras que parecem não estarem postas ao acaso. da transposição dos tempos passado e presente em uma narrativa delicada, mítica, onírica, que tenta recuperar as memórias de um avô libanês (com o qual o narrador jamais se encontrou), misturando os poucos fatos conhecidos à fantasia. do encontro com mustafa e abdul-bassit nas montanhas. do tio-avô poeta.

👎 desgostei ˎˊ- para ser sincera, a leitura não me atingiu como esperava. sabe quando kafka disse aquilo sobre alguns livros atingirem-nos como tijolos? não sei dizer se o problema foi criar expectativas em demasia... enfim, não me conectei com a narrativa. senti falta, também, de uma conclusão... como se não chegasse em lugar nenhum.

⭐️ avaliaçãoˎˊ- ★★★½☆ (alguma zona cinzenta entre 'okay' e 'ótimo'). apesar de ser um livro curtíssimo, escrito com uma prosa super linda, não me fisgou de primeira. confesso que precisei fazer uma forcinha para continuar. não me conectei com nada, ninguém... na maior parte do tempo, não me fez sentir coisinhas, sabe? existem momentos ternos, melancólicos, reflexivos... mas não clicaram como deveriam (?). queria, de coração, ter gostado mais! entretanto, não acho que essa falta de conexão me impeça de enxergar a delicadeza onde existe. e, apesar de me frustrar com a ausência uma conclusão, pergunto-me se existe a necessidade de me dar respostas prontas, e se a beleza deste livro não reside na própria busca incessante pela conexão, pelo significado... uma tentativa de construir uma ponte entre tempos e espaços. talvez ande mal acostumada. sei lá.

📒 leria outra vez? ˎˊ- não.

🤔 recomendo? ˎˊ- sim, é uma experiência.

marcações ➺ (depois coloco, estou com preguiça de transferir para cá)

apr 11 2023 ∞
apr 16 2023 +