original_7171.jpg

Ano XII • 4.059                                          • 1/12/2023

 

Presidente Murilo Pinheiro explica objetivos do Seminário e metas em favor da indústria

Engenheiros se engajam pró-fabricação de semicondutores

O programa “Cresce Brasil”, da Federação Nacional dos Engenheiros, deu um passo adiante, dia 28, com o Seminário “Como estabelecer uma indústria de semicondutores no Brasil”. Evento aconteceu na sede do Sindicato da categoria, Centro, São Paulo.

 

Participaram palestrantes das áreas privada, pública e acadêmica. As posições plurais não dispersaram o objetivo central do evento, ou seja, a necessidade do País construir semicondutores, essenciais à indústria.

 

Falaram, entre outros, o coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros e professor da Politécnica de USP, José Roberto Cardoso; Antonio Corrêa de Lacerda, economista e professor PUC-SP; e Marcelo Zuffo, diretor do InovarUSP.

 

Representantes da indústria também participaram, entre os quais Nilton Morimoto, da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores, e Fernando Momesso Pelai, especialista em Competitividade e Tecnologia da Fiesp. Presentes ainda o governador do Acre, Gladson Cameli, e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP, Vahan Agopyan.

 

Murilo Pinheiro, presidente do Sindicato (Seesp) e da FNE, comenta: “Temos a necessidade de produzir semicondutores, temos matéria-prima em abundância, temos tecnologia e engenharia qualificada. Falta pegar e fazer. Não queremos fechar mercado pra ninguém e sim fortalecer nossa indústria”.

 

Recursos - Não faltam. O vice-Presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (que ficou em Brasília devido à viagem de Lula ao Exterior) anunciou em vídeo recursos para a chamada “neoindustrialização”, que, pra ele, é chave ao desenvolvimento e à soberania. O governo pensa em retomar o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal criada em 2008, mas fechada na gestão Bolsonaro.

 

O professor Corrêa de Lacerda destacou a oportunidade do debate centrado nos semicondutores, fundamentais ao processo industrial. Ele vê condições junto ao governo e Congresso rumo à fabricação do componente estratégico à indústria nacional, com capacidade pra gerar empregos qualificados.

 

MAIS - Sites do Seesp e da FNE.

 

Padeiros de SP realizam assembleia

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo vai debater a proposta patronal e o rumo da Campanha Salarial. Assembleia ocorre nesta sexta (1º), às 16 horas, na sede da entidade, à rua Major Diogo, 126, Centro, SP.  

Leia no site

Dificuldades e deficiências

"As dificuldades são de duas ordens: ideológicas e materiais. As ideológicas são o resultado dos anos de névoa do neoliberalismo com sua indução egoísta do “eu sozinho” e seu feroz ataque às ações coletivas, perturbando e desorientando principalmente os jovens trabalhadores."
 

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical entidades de trabalhadores.

Leia no site
 

Galeria do Esporte homenageia Hulk

O nome da Galeria dos Esportes Juscelino Marcelino Moreira (Hulk), no Clube de Campo dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, homenageia o ex-diretor da entidade. Hulk ingressou na diretoria em 1990. Fez parte da gestão entre 2001 e 2005, foi vice-presidente e comandou o setor de Esportes por anos.  

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br