original_7171.jpg

Ano XII • 3.953                 • 26/6/2023

 

ABRIL  - Servidores da prefeitura do Guarujá tiveram aumento real de 6,5% em dois anos

Dieese apura mais ganhos salariais nas campanhas

O cenário das negociações salariais tem melhorado. É o que demonstra o boletim “De Olho nas Negociações do Dieese”, edição de número 33. 


Segundo a pesquisa divulgada no site do órgão, cerca de 88% das 759 negociações com data-base em maio conseguiu reajustes acima da inflação medida pelo INPC. Desde outubro de 2019, o percentual de reajustes acima da inflação não ultrapassava os 80%.  


Acumulado - Reajustes iguais ao INPC foram computados em 11% das negociações; apenas 0,5% ficou abaixo do índice.  Indústria e comércio foram os setores com melhores resultados de janeiro a junho, com 76,2% e 52,8% de reajustes acima da inflação, respectivamente.


Segundo Luís Ribeiro, técnico do Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese, o resultado reflete a queda da inflação, mobilização de Sindicatos pra repor as perdas e aumento do salário mínimo. “Vínhamos convivendo, até o ano passado, com inflação na data-base de maio acima de 12%. Agora, estamos com 2,95%”, explica.  


O técnico avalia que o resultado se encaixa na tendência de melhora nos últimos meses. Ele explica: “As categorias têm conquistado mais ganhos, comparados aos anos anteriores. Tivemos dois anos seguidos de perdas. Agora, estamos em processo de recuperação”.


Para Luís Ribeiro, a tendência é que a curva positiva se mantenha. “A inflação baixa contribuiu. Mas, pra termos um crescimento vigoroso, é preciso que a economia deslanche. E a redução da taxa de juros será essencial”, ele analisa.


Mínimo - O técnico lembra que a política de aumento continuado no salário mínimo vai ser fundamental pra estimular e pressionar as negociações das categorias com menor poder de fogo. Ribeiro afirma: “Numa conjuntura de negociação desfavorável ao trabalhador, uma política de aumento no salário mínimo será essencial”.  


Boletim - Clique aqui e acesse o Boletim.

 

Greve deve paralisar refinaria no Ceará

Petroleiros de Fortaleza, CE, vão cruzar os braços na próxima terça, dia 27, contra a privatização da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor).

A unidade emprega perto de 500 trabalhadores, entre efetivos e terceirizados.

Leia no site
 

Um mundo melhor para o trabalhador! 

"Participei da 111ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, Suíça. Presentes cerca de cinco mil delegados, representando governos, trabalhadores, empregadores e comunidades de 187 países". 

 

Luiz Carlos Motta. Deputado federal (PL/SP) e presidente da Fecomerciários.

Leia no site
 

Metalúrgicos lutam contra juros altos

Delegação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região reforçou a Campanha  pela Redução dos Juros. Convocado pelas Centrais, ato ocorreu terça, 20, na Avenida Paulista, em frente ao Banco Central.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br