original_7171.jpg

Ano XII • 3.998                    • 28/8/2023

 

1983 - Mais de cinco mil trabalhadores participaram do Congresso de fundação, em SP

CUT celebra 40 anos com atos em todo o País

Hoje, 28 de agosto, a Central Única dos Trabalhadores completa 40 anos. Nascida em plena ditadura e na luta pela redemocratização, a CUT é atualmente a maior Central Sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. Representa 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadores associados e 25,8 milhões em toda a base.

 

Desde 2019, seu presidente é o metalúrgico Sérgio Nobre, funcionário da Volks, no ABC. Os metalúrgicos têm forte tradição na Central. Nomes como Luiz Marinho, Vicentinho, Guiba Navarro e Jair Menegueli reaforçam essa presença na Central.


Entre seus fundadores, se destaca o nome de Luiz Inácio Lula da Silva, cuja liderança foi forjada nas lutas e greves iniciadas ainda no final dos anos 70.

 

Para celebrar as quatro décadas de fundação, a entidade divulgou calendário de atividades, incluindo Sessão Solene na Câmara dos Deputados, dia 28, às 10 horas. Iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), ele também cutista e metalúrgico no ABC paulista.

 

Também haverá homenagens nas Assembleias Legislativas dos Estados de SP, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além das Câmaras Municipal de São Paulo, Santo André, Diadema, Mauá, Campinas, Limeira e outras cidades. No DF, será na Câmara Distrital.  

 

Luta ampla - Sérgio Nobre afirma: “São parlamentares que sempre estiveram ao nosso lado nas lutas em prol da classe trabalhadora. Direitos e democracia não se separam e são construídos pelas lutas sociais".
 

Também faz parte do calendário o 14º Concut (Congresso nacional da CUT), entre os dias 19 e 22 de outubro, em SP. O tema é “Luta Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”.

 

Para Sérgio Nobre, o sabor especial desse aniversário é a vitória da classe trabalhadora, que se engajou na campanha e ajudou a eleger Lula Presidente pela terceira vez. Ele, no entanto, ressalva: “Os desafios são enormes pra recuperar o que nos foi tirado desde 2016, bem como pra conquistar ainda mais direitos”.

 

Sessões solenes - Clique aqui e confira a relação dos eventos

 

MAIS - Acesse o site da CUT.

 

Frentistas aprovam moções de luta

O VI Encontro Nacional dos Frentistas terminou sexta (25), em Brasília. Aprovadas  várias moções, que representam os compromissos de luta da categoria. Os dirigentes rechaçaram tentativas de implantação do self-service nos postos, exigência de idade mínima pra aposentadoria especial e reafirmaram a mobilização pela regulamentação da profissão.

Leia no site
 

Brasil precisa de imprensa forte 

"Não é novidade que a Folha de S.Paulo busca se colocar como instituição “em defesa da democracia”. Mas episódios de cumplicidade com a ditadura também já são conhecidos. É preciso jogar luz não apenas sobre esse histórico e mudança de posição, como também em qual democracia o jornal defende."

 

Carolina Maria Ruy. Jornalista e coordenadora do Centro de Memória Sindical.

Leia no site
 

Dieese avalia arcabouço fiscal

Diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, analisa o arcabouço fiscal, aprovado dia 22, na Câmara dos Deputados. Segundo Fausto, a limitação do novo regime fiscal é um avanço ante o teto de gastos.  

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br