Brasil e Suas Regiões

Português

O brasileiro, de forma geral, encontra uma imensa dificuldade em entender o território e o espaço geográfico de seu próprio país. Há determinadas diferenças entre a parte meridional e setentrional do Rio Grande que só quem reside na região sabe. Para um habitante de um estado do Nordeste é óbvia a diferença entre Sertão, Agreste e Zona da Mata e, para ele, é muito estranho que brasileiros de outras regiões não saibam disso. Na percepção média da maioria dos brasileiros, a Amazônia é reduzida apenas à floresta, quando a maior parte da sua população reside em cidades com problemas urbanos clássicos do mundo periférico, como engarrafamentos e violência. Alguns fatores são responsáveis por esse desconhecimento do cidadão em relação ao seu próprio país, como a dimensão gigantesca do território nacional e uma maior circulação de informação sobre o exterior.

Em mais de 20 anos de experiência com o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), ficou perceptível a dificuldade dos alunos em responder questões que pedem características de diferentes regiões brasileiras, apesar de todo preparo de alta qualidade feito para o concurso. Foi a partir dessa brecha de conteúdo que desenvolvi o curso “Brasil e Suas Regiões” para trabalhar, de forma aprofundada, a história do Brasil a partir da construção do Espaço Geográfico, ou seja, do uso do território.

São 8 aulas com cerca de 1h30 de duração sobre formação e integração do território, história da regionalização e os diversos tipos de regionalização, evolução da divisão do IBGE, Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Além delas há uma aula bônus, sobre a Amazônia Azul, o Brasil marítimo e seus recursos.

As aulas foram pensadas para a preparação dos futuros diplomatas, mas também podem interessar qualquer pessoa com o desejo de conhecer mais sobre o nosso grande país.

Mostrar mais
    Saiba mais sobre quem criou o conteúdo

    Perguntas Frequentes

    O conteúdo deste produto não representa a opinião da Hotmart. Se você vir informações inadequadas, denuncie aqui