original_7171.jpg

Ano XII • 3.999                    • 29/8/2023

 

TÁ ASSINADO! - Cerimônia no Planalto reuniu ministros, parlamentares e sindicalistas

Lula cumpre palavra e aumenta salário mínimo

Confirmado, sancionado, sacramentado. Nesta segunda, 28, o presidente Lula assinou a política continuada de aumento real para o salário mínimo. Também alterou faixas da tabela do Imposto de Renda, levando a isenção até R$ 2.640,00. As garantias constam do Projeto de Lei de Conversão 15/2023.
 

A cerimônia reuniu presidentes de Centrais, parlamentares, ministros e outras autoridades. Arthur Lira, presidente da Câmara, também compôs a mesa. Segundo Miguel Torres, presidente da Força Sindical, Lula assinou Portaria pra efetivar a Convenção 151, da OIT, que contempla reivindicação dos Servidores Públicos.
 

CSB - Na avaliação de Antônio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, “esta segunda é um dia de júbilo para o movimento sindical, a classe trabalhadora, os aposentados, as pensionistas e à própria economia nacional”. Ele lembra que agosto marca o mês da morte de Getúlio Vargas, cuja Carta-Testamento, de 1954, cita explicitamente a luta por aumento do salário mínimo.
 

Neto resume: “São três grandes conquistas. O início da recomposição do salário mínimo. A ampliação da isenção no imposto de renda sobre salários. E a criação do GT Interministerial visando efetivar a Convenção 151, que beneficiará os Servidores Públicos”.


Conclat - A política de valorização do mínimo é o Item 1º da Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, aprovada na terceira Conclat, em abril de 2022. Segundo o presidente da CSB, a retomada da sistemática “já garante 2,9% de aumento real ao mínimo, em janeiro próximo”.


A elevação do mínimo, avalia Antônio Neto, “lança a base de uma política salarial no Brasil, beneficiando trabalhadores da ativa e cerca de 60% dos aposentados, cujos proventos são de um salário mínimo”. Ele também ressalta o avanço na distribuição de renda, pois cerca de 50 milhões de pessoas recebem o mínimo ou têm seus ganhos referenciados no salário mínimo. Neto conclui: “Este é um dia especial e deve ser comemorado”.
 

MAIS - Acesse: Agência Brasil, Ministério do Trabalho e Centrais.

 

Padeiros-SP iniciam Campanha

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo entregou nesta segunda (28) a pauta da categoria ao setor patronal. Entre as reivindicações, aumento salarial com 5% de ganho real. A entidade representa cerca de 55 mil trabalhadores na Capital - padeiros, confeiteiros, balconistas e demais profissionais do setor de panificação.  

Leia no site
 

Descontos em hotéis para PCDs

"Ao atender demanda de pessoas com deficiência, apresentei o Projeto de Lei 3.835. O objetivo é garantir desconto de 50% na diária a esse contingente, em hotéis que não disponham de dormitórios adaptados. A acessibilidade é fundamental para uma vida digna da pessoa com deficiência."

 

Luiz Carlos Motta. Presidente da Fecomerciários e deputado federal (PL-SP).

Leia no site
 

Sindcine presente na Filadélfia

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa na Filadélfia (EUA) de Congresso da UNI Global. Ela aborda condições lesivas às trabalhadoras e denuncia violência e assédio.
O "Departamento de UNI Igualdad de Oportunidades y el Grupo de Mujeres" produziu documento preparatório ao Congresso.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br