original_7171.jpg

Ano XII • 4.017                        • 26/9/2023

 

Força divulgou Nota nesta segunda (25) de orientação às entidades filiadas

Contribuição não pode ser pedra no meio do caminho

Nosso sindicalismo vive fase bastante positiva. Tem um governo progressista e aliado, obteve de volta a política de recuperação contínua do salário mínimo, conquistou junto a Lula a lei da igualdade entre homens e mulheres, conseguiu reduzir o desconto do imposto de renda sobre os salários, e mais.

A cúpula sindical brasileira foi prestigiada na missão de Lula na ONU e também teve atuação efetiva no apoio à greve dos metalúrgicos das montadoras nos Estados Unidos.

Junte-se a isso o crescimento do PIB e o aumento nos empregos, com queda no preço de importantes itens da cesta básica.

O certo, nessa conjuntura, é avançar as fileiras. E não se desgastar com o custeio sindical, sobre o qual o Supremo nos deu vitória por 10x1. Nesse sentido, é certa a Nota da Força Sindical (veja abaixo). A contribuição é munição pra combate e não pedra no meio do caminho.

                                                                         NOTA:  

                Comunicado às filiadas - Contribuição Assistencial

“Diante das notícias veiculadas em alguns meios de comunicação sobre a ação que tramita no STF, relativa à contribuição assistencial, vimos esclarecer o quanto segue:
 
Até a presente data temos somente a certidão de julgamento do processo e aguardamos a publicação do acórdão (sentença) - julgamento encerrado em 11/9/2023, onde tomaremos conhecimento do resultado final.
 
A questão da retroatividade precisa ser analisada com muita cautela e não nos parece razoável que se autorize a cobrança de contribuição dos últimos cinco anos, onerando sobremaneira os trabalhadores representados e gerando um debate a nosso ver desnecessário ante o atual contexto.
 
Assim, orientamos as entidades filiadas que se conduzam com muita cautela nesse tema e aguardem a publicação do mencionado acórdão para, posteriormente, tomarmos em conjunto os procedimentos a serem eventualmente adotados.

São Paulo, 25 de setembro de 2023”.

     Miguel Torres. Presidente da Força Sindical.
     João Carlos Gonçalves (Juruna). Secretário-geral.

     MAIS - www.fsindical.org.br

 

Carteiros recuperam direitos

Mobilizados por Sintect-SP e Findect, trabalhadores da ECT aprovaram proposta com ganhos para a categoria. Entre os pontos acordados estão reposição das perdas, aumento real e recuperação de 37 itens para a Convenção Coletiva.

Leia no site
 

Brasil está de volta

"Ao subir à tribuna, Lula mostrou a potência diplomática do País e falou com a legitimidade de um estadista. Em nove meses de governo, o mundo já percebe o Brasil como uma nova Nação, onde o respeito e a democracia reforçam o processo de reconstrução social."

 

Eusébio Luis Pinto Neto. Presidente da Federação Nacional dos Frentistas.

Leia no site
 

 

TVT fala da greve na Usiminas

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, foi entrevistado no Giro Sindical domingo (24). A greve na Usiminas e as lutas da base foram assuntos tratados pelo dirigente. Confira!

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br