original_7171.jpg

Ano XII • 3.957                   • 30/6/2023

 

SINDCINE - À Agência, a presidente Sonia lamenta acidente que poderia ter sido prevenido

Acidente mata técnico em Set de filmagem

Mais um acidente fatal vem engrossar a estatística macabra referente aos ambientes de trabalho. Desta vez, a vítima é o assistente de maquinaria, Celso Guimarães Silva.

Ele sofreu acidente domingo (25) durante montagem para "live" no estúdio PLX, em Alphaville (Barueri-SP). Celso teve várias fraturas, vindo a morrer na quarta (28), após dias na UTI. 


O acidente no estúdio PLX em Alphaville ocorreu no momento em que o profissional se encontrava numa escada pra fazer a instalação de equipamento. Caiu de altura aproximada de três metros. Silva estava a serviço da empresa Backstage para a montagem da “live”.


O trabalhador sofreu choque elétrico ao encostar na estrutura do estúdio (grid), onde montaria o equipamento, segundo relato dele mesmo anteontem, gravado do hospital. Na hora da queda, usava capacete e talabarte (equipamento que prende o cinto de segurança a estruturas), mas não havia ponto de ancoragem.


O Sindcine, Sindicato da categoria, acompanha de perto o caso. A presidente Sonia Santana visitou a vítima no Hospital e falou com sua esposa. Também foi até o estúdio onde ocorreu o acidente seguido de morte. Ela lamenta: “É trágico que novamente um técnico perca a vida em condições que poderiam ter sido prevenidas”. A dirigente reforça: “Voltamos a insistir na importância da proteção individual e coletiva, bem como na obrigação de contratar seguro pra todos os que estão no set".


Providências - O Jurídico do Sindcine também se mobiliza desde que soube do ocorrido. O advogado Marcelo Mendes fez contatos com autoridades policiais, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e outros órgãos.


A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindcine estipula diversos meios de proteção à segurança, saúde e vida dos trabalhadores.


MAIS - Acesse o site do Sindcine.

 

Frentistas do RJ retomam negociação

Trabalhadores de postos de combustíveis do Estado do Rio retomam terça, dia 4, negociação da pauta de reinvidicações com o setor patronal. A campanha unifica três Sindicatos que representam cerca de 20 mil frentistas.

Leia no site
 

DUAS SUGESTÕES

"Interessa aos trabalhadores, aos empresários e ao governo um Ministério do Trabalho forte, dentro dos ditames constitucionais, civilizatório e indutor de relações trabalhistas justas e democráticas, em um contexto de desenvolvimento econômico e superação das dificuldades."

 

João Guilherme Vargas Netto. Consultor sindical de entidades de trabalhadores.

Leia no site
 

 Enfermagem tem pressa, diz Miguel

Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defende a valorização dos profissionais. Ele reforça a luta pela aplicação do Piso Nacional da categoria.  "Esperamos que os ministros do Supremo votem logo essa matéria", afirma.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br