original_7171.jpg

Ano XII • 4.018                        • 27/9/2023

 

Agressiva em sua expansão, a rede Oxxo chega também aos postos

Frentista pleiteia periculosidade em toda loja de conveniência

A Federação Nacional dos Frentistas quer que o Adicional de Periculosidade se aplique também aos trabalhadores nas lojas de conveniência dos postos de combustível.
 

A Fenepospetro inicia mobilização das entidades filiadas, em todo o País, a fim de municiar a campanha.

A intenção da direção da Fenepospetro é alterar a Norma Regulamentadora 16, que fixas as condições de trabalho para que o empregado tenha direito ao Adicional.


Presidente da entidade, Eusébio Luis Pinto Neto, explica: “Os tanques-reservatórios apresentam risco grande. Porém, ao analisar a questão, os peritos observam friamente a letra da Lei, que trata da distância a partir da bomba de abastecimento.”  

O resultado é que quem trabalha nas lojas, embora estando no mesmo ambiente dos frentistas, não recebe o Adicional. Existe risco, argumenta Eusébio, tanto perto da bomba quanto próximo aos tanques instalados no posto.

“Risco” - Para garantir o benefício aos companheiros das lojas, as entidades precisam obter a mudança na “área de risco” da atividade “Abastecimento de inflamáveis”, presente no Anexo 2 da Norma. Necessário que o texto inclua, também, a medição a partir do tanque.


A Fenepospetro pede aos filiados para reunir o máximo de documentação sobre a demanda.


Documentos - Enviar à Federação laudos de perícias e decisões judiciais - sejam positivos ou não -  quanto ao direito ao adicional de periculosidade nas lojas de conveniência, tendo em vista a distância do tanque de armazenamento de combustíveis.
 

O Ofício de orientação foi enviado às entidades quinta (21). Os documentos serão analisados pela assessoria jurídica da Fenespostro e reforçarão a campanha para alterar a NR, abrangendo mais trabalhadores do setor.

A Fenepospetro informa que há mais de 500 mil trabalhadores em postos por todo o Brasi. A maioria são frentistas, mas grande parte desses locais já dispõe de lojas de conveniência, inclusive 24 horas.

MAIS - Acesse o site da Fenepospetro.

 

 

Metalúrgico quer aumento real

O reajuste de salários com ganho real - acima da inflação - é destaque nos resultados da enquete realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. A categoria está em campanha em todo o Estado.

Leia no site
 

Combate à desigualdade é urgente

"É fundamental apoiar o pacto nacional que visa transpor o abismo econômico entre ricos e pobres, além das disparidades nas condições de vida e trabalho devido a questões raciais e de gênero. Preocupação está no foco do Cresce Brasil de 2023."

 

Murilo Pinheiro. Presidente do Sindicato dos Engenheiros de SP e da Federação Nacional.

Leia no site
 

 

Trabalho decente pauta Brics

Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destaca a importância da participação da Central no Brics Sindical, que ocorre na África do Sul. Segundo diz, o momento é de fortalecer a luta pelo trabalho decente.

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br