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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedorismo na era da empatia com o cliente

Você sabe como desenvolver a empatia nos negócios?

· 08/07/2022 · Atualizado em 14/07/2022
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Mesmo não sendo uma palavra nova, nunca ela foi pronunciada com tanta força e intensidade como nos últimos anos: empatia, a capacidade de identificar e compreender as necessidades do outro, buscando formas de atendê-las da melhor forma possível. Esse conceito pode ser aplicado no relacionamento com o cliente, já que ter empatia é uma habilidade poderosa para o sucesso dos negócios, na medida em que o empreendedor consegue satisfazer o seu público-alvo, entregando produtos e serviços de valor, que realmente atendem ao que ele está buscando. E isso pode fazer toda a diferença nesse momento de competitividade e inovação.

No mundo dos negócios, ter empatia é possível se você for uma pessoa empática, já que essa habilidade está ligada à inteligência emocional. O autoconhecimento é muito importante, pois identificar suas próprias emoções e necessidades é fundamental para conseguir perceber isso no outro. Para desenvolver a empatia, é necessário estabelecer conexões emocionais com o seu consumidor e ouvi-lo, deixando de lado os preconceitos.

Um exemplo de como a empatia no mundo dos negócios pode mudar a vida das pessoas é o do jovem engenheiro Matheus Cardoso, que encontrou, no problema que ele mesmo viveu, a oportunidade de empreender e ainda gerar um enorme impacto social na sua comunidade. Morador do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, ele conviveu durante anos com as cheias que tornavam sua casa insalubre. Ele resolveu, então, depois de analisar o problema pelo qual as pessoas dali passavam, criar o Moradigna, uma empresa que realiza reformas para pessoas de baixa renda e, assim, possibilita que elas vivam melhor em suas próprias casas.

Evidentemente, empatia com o cliente não quer dizer agradá-lo o tempo todo, mas analisar a relação que se tem com ele, colocando-o no centro das suas atenções. Para estabelecer as conexões emocionais, é preciso conhecer profundamente o seu consumidor, o que pode ser feito por meio dos seus canais de atendimento. Outro aspecto importante é oferecer treinamento à equipe e cuidar do pós-venda. Então, o que você acha de posicionar a sua empresa de forma a compreender os novos comportamentos e as necessidades do consumidor?

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