original_7171.jpg

Ano XII • 3.984                    • 8/8/2023

 

Fundador e presidente do Sindnapi, Inocentini deixa valorosa contribuição ao sindicalismo

Aposentados perdem seu líder histórico

O movimento sindical perdeu uma grande liderança.  Faleceu domingo, 6, João Batista Inocentini, o popular João Feio, líder dos aposentados. Às vésperas de completar 73 anos, faleceu após 15 dias internação.

Nascido em São João da Boa Vista, Interior de SP, Inocentini era de origem metalúrgica. Foi ferramenteiro na Ford, no Ipiranga, SP, Capital. Onde iniciou sua militância sindical na década de 70. João Batista Inocentini deixa mulher, três filhas e quatro netos.

Sindnapi - Em 2000, fundou, ao lado de outros dirigentes, o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas - Sindnapi.  Hoje, a entidade é uma das maiores do mundo, com mais de meio milhão de sócios, 80 subsedes pelo País (20 delas próprias), duas Colônias de Férias e uma terceira em construção.

Inocentini era hábil nas negociações junto ao governo e Congresso Nacional. Em prol das pautas trabalhistas, esteve na linha de frente da luta pela política de aumento real ao salário mínimo, com reajuste acima da inflação, em 2004.

Também atuou pra que, já no primeiro mandato Lula, se antecipasse de maio pra janeiro o aumento do salário mínimo. Outra conquista relevante é o pagamento adiantado da primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas.

Crítica - Inocentini era firme nas suas posições. Em março, o Conselho Nacional da Previdência Social baixou os juros do empréstimo consignado em 0,44%. Muitos comemoravam. Mas ele disse à Agência Sindical: “Foi pouco”. 

Centrais - Força, UGT, CSB CTB e lideranças diversas manifestaram condolências. O presidente Lula, o vice Alckmin e ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o da Previdência, Carlos Lupi, destacaram sua valorosa contribuição para o sindicalismo e os aposentados.

ASSISTA - Depoimento de Inocentini ao Centro de Memória Sindical.

 

 

 Debate aponta riscos da gripe aviária

Pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), cientistas e sindicalistas se reuniram dia 2 a fim de tratar da gripe aviária no setor da alimentação.  No encontro, representantes da Fiocruz abordaram a doença e o possível risco para os trabalhadores do setor.

Leia no site
 

Sobre a política do salário mínimo

"A política de valorização do salário mínimo foi retomada. O Grupo de Trabalho, sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego e com a participação das Centrais, apresentou ao Presidente Lula propostas que foram reunidas no Projeto de Lei 2.385/2023".

 

Clemente Ganz Lúcio. Assessor do Fórum das Centrais Sindicais.

Leia no site
 

Segurança no setor audiovisual

A Agência Sindical entrevistou Magno Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, e Sonia Santana, presidente do Sindcine. Eles falam sobre segurança e condições de trabalho no setor de audiovisual. 

 

Assista!
 

Agência Sindical
Rua Doutor Vila Nova, 327, 6º andar, conjuntos 64 e 65,Vila Buarque, SP, CEP 01222-020
Telefones (11) 3214.5517 | 3159.1961. WhatsApp 11 - 91769.4787.
Site - www.agenciasindical.com.br