Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede. Hoje entrou na terça, em função do feriado.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto ainda defende que temos no projeto quatro grandes Bifurcações Existenciais:

  • A Primeira Bifurcação Existencial – que vale para todos os Sapiens, na escolha da visão de felicidade endógena, proativa e propositiva;
  • A Segunda Bifurcação Existencial – que é feita por cada pessoa, quando se procura transformar potenciais e vocações em projetos de legado;
  • A Terceira Bifurcação Existencial – são as atitudes que escolhemos para que nosso projeto de felicidade consiga taxas melhores;
  • A Quarta Bifurcação Existencial – são as métricas que escolhemos para avaliar se estamos indo bem ou mal.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Que atividade eu faço, que me deixa em estado de fluxo, no qual não vejo o tempo passar e quando termino, estou com uma sensação de dever cumprido?
  2. Note que você não determina que atividades são estas que te deixam em Estado de Fluxo. Não são uma escolha, mas uma negociação com os seus cachorrinhos internos.
  3. As atividades que te levam ao Estado de Fluxo são uma referência de que elas devem fazer parte cada vez mais ativa na sua vida.
  4. Você não determina seus personal potenciais, pois eles são características que você herdou.
  5. Uma pessoa que vê a Felicidade de forma proativa como um projeto e passa a ter referências mais internas do que externas, tende a ser mais feliz.
  6. Na vida, mesmo que você não queira, estamos sempre diante de escolhas. Viver é escolher.
  7. O Projeto de Felicidade Bimodal é um conjunto de sugestões que a escola faz para que você aumente a Taxa da Felicidade na sua vida.
  8. Nós inovamos seja no pessoal ou no grupal para sermos mais felizes. Simples assim, complicado assado.
  9. Não existe a possibilidade de conversar sobre inovação sem que o epicentro do papo gire em torno da Felicidade.
  10. Felicidade não é como a chuva que cai, mas é um chuveiro que precisa ser criado.
  11. Diferente do que pensa o mainstream, temos que encarar a Felicidade não como algo que acontece, mas é criado.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A vida é uma jornada, não um destino.” – Ralph Waldo Emerson.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?“:

O texto defende que a felicidade é uma escolha, não um destino. Ela não vem de fatores externos, mas de dentro de nós mesmos. Para sermos mais felizes, precisamos tomar atitudes para criar as condições para a felicidade.

O texto também afirma que a inovação está ligada à felicidade. Quando inovamos, estamos buscando novas formas de fazer as coisas, de melhorar nossas vidas. E, quando conseguimos isso, nos sentimos mais felizes e realizados.

O texto ainda defende que temos no projeto quatro grandes Bifurcações Existenciais:

  • A Primeira Bifurcação Existencial – que vale para todos os Sapiens, na escolha da visão de felicidade endógena, proativa e propositiva;
  • A Segunda Bifurcação Existencial – que é feita por cada pessoa, quando se procura transformar potenciais e vocações em projetos de legado;
  • A Terceira Bifurcação Existencial – são as atitudes que escolhemos para que nosso projeto de felicidade consiga taxas melhores;
  • A Quarta Bifurcação Existencial – são as métricas que escolhemos para avaliar se estamos indo bem ou mal.

O texto aborda a importância da escolha da visão de felicidade que queremos ter. O autor apresenta duas opções:

  • Felicidade Reativa Exógena: baseada na visão dos outros e numa passividade da pessoa em relação à ela, sem que se tenha um projeto consciente de felicidade, deixando a vida nos levar, sem projeto de legado mais original.
  • Felicidade Proativa Endógena: baseada nas nossas próprias referências de felicidade e na proatividade da pessoa em relação à ela, na qual se procura um projeto consciente e bem estruturado de felicidade, em que se pretende deixar um legado mais original.

A Segunda Bifurcação Existencial é uma escolha que todos os seres humanos fazem em algum momento de suas vidas. É a escolha do nosso legado, daquilo que queremos deixar para trás quando morrermos.

Essa escolha é pessoal e particular, e não há uma resposta certa ou errada. O que importa é que seja uma escolha que esteja alinhada com nossos valores e potenciais.

Para fazer essa escolha, podemos nos aproveitar das metodologias dos projetos eficazes, que se dividem em três etapas:

  • Visão: Para onde queremos ir? Qual é o nosso objetivo?
  • Atitudes: Como vamos chegar lá? Quais são os nossos planos?
  • Métricas: Como vamos avaliar os resultados?

Quando escolhemos nos dedicar a atividades que nos levam ao estado de fluxo, a tendência é que a nossa taxa de felicidade aumente. Isso ocorre porque o estado de fluxo é um estado de imersão total em uma atividade, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.

A Terceira Bifurcação Existencial é a escolha das atitudes que nos levarão ao nosso legado. Essas atitudes são fundamentais para que possamos alcançar nossos objetivos e deixar um impacto positivo no mundo.

As três atitudes fundamentais sugeridas são:

  • Foco: concentre-se no que pode ser mudado e deixe de lado o que não está a seu alcance. Isso significa evitar se preocupar com coisas que não podemos controlar e concentrar nossas energias nas coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas;
  • Aprendizado: veja todos os problemas que têm pela frente como ferramentas de aprendizado. Isso significa enxergar os desafios como oportunidades de crescimento e desenvolvimento;
  • Minimalismo: escolha um padrão de vida coerente com o legado escolhido. Isso significa viver de forma simples e sustentável, de modo a reduzir nosso impacto negativo no meio ambiente.

A Quarta Bifurcação Existencial é a escolha das métricas que nos ajudarão a saber se nosso Projeto de Felicidade está indo bem ou mal. Essas métricas são essenciais para que possamos identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais informadas.

As três métricas sugeridas são:

  • Tranquilidade: você está se sentindo tranquilo e relaxado?
  • Motivação: você está se sentindo motivado e inspirado?
  • Criatividade: você está se sentindo criativo e produtivo?

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).

Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com

Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat