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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

Nepô apresenta uma visão interessante e estimulante dos conceitos de ciência, humanidade, educação e indivíduo. Sua análise destaca a importância desses elementos para melhorar o mundo e aponta para a necessidade de definições claras e de uma visão evolutiva.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. É o empreendedorismo mais saudável que nos leva a ser mais bondosos.
  2. “Trabalhar juntos” é algo que sempre ocorreu. O que se altera são as ferramentas cooperativas melhores para que o “trabalhar junto” seja mais eficaz.
  3. A educação (ou a formatação das pessoas) é algo que sempre existiu e vai existir, o que é preciso definir é o tipo de formatação que teremos.
  4. A ciência não procura verdades, mas sempre as melhores verdades para que possamos tomar decisões mais adequadas em determinado tempo e lugar.
  5. Viver melhor é OBRIGATORIAMENTE um processo reflexivo sobre a Mente Primária, via Mente Secundária, procurando tomar decisões melhores e mais adequadas.
  6. Sim, o que viabiliza uma pessoa se sustentar no mundo – de forma justa e adequada – é conseguir gerar valor para outro alguém.
  7. A história mostra que o Sapiens sempre teve a capacidade de se reinventar do pior para o melhor, levando sempre em conta que mais gente no mundo nos traz sempre novos problemas.
  8. Quem não tem uma missão maior na vida , conforme vai envelhecendo, vai aumentando a taxa do vazio existencial.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Não é difícil compreender que todos os bens materiais , intelectuais e morais recebidos pela sociedade chegaram até nós no decorrer de inúmeras gerações de individualidades criativas.” Einstein.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Reflexões finas sobre a décima imersão.

Sempre ano todo ano com a curiosidade de saber onde os estudos deste período vão me levar.

Confesso que nunca imaginei que estaria aprofundando o tema sobre Felicidade 2.0, mas foram os estudos sobre o Digital que me trouxeram até aqui.

Se me perguntarem hoje, neste dezembro de 2023, algo sobre minha jornada, eu diria que sempre tive tesão em ser um barraqueiro de praia deserta.

Adoro começar do zero alguma atividade e ter resultados meio fora do padrão.

Tive minha jornada como operador e de 17 anos para cá, comecei a montar barracas nas praias da conceituação.

Um conceituador, dentro do meu estilo barraqueiro de praia deserta, no fundo, é aquele que organiza diálogos bagunçados sobre determinado fenômeno.

O que faz um barraqueiro de praia deserta da conceituação – dentro do meu ponto de vista – diante da análise bagunçada de fenômenos?

  • Procura padrões, fugindo das sensações;
  • Questiona a dubiedade dos conceitos;
  • Procura autores com abordagens mais fortes e descarta os que têm abordagens mais fracas;
  • Desenvolve uma narrativa progressiva, apontando metodologias para que possamos lidar melhor com determinado fenômeno.

Fato é que são poucos os autores que tratam o fenômeno do Digital de forma Padronista, a maior parte deles promoveu análises Percepcionistas.

O livro “Civilização 2.0” é a síntese de 17 anos de estudos sobre o digital e termina um ciclo na minha vida de conceituador.

Foi lançado na décima imersão.

Na décima primeira imersão, o foco principal será a Felicidade 2.0.

De maneira geral, se formos analisar o Ambiente de Diálogo que estou desenvolvendo, no que podemos chamar de Ciência da Inovação (que vem substituir a Ciência Social) podemos situar os estudos da seguinte maneira com meus livros:

  • Conhecimento em Rede (2006), Gestão 3.0 (2013) e Administração 3.0 (2018) se encaixaram dentro da Inovação Grupal, com foco maior na Inovação Organizacional;
  • Civilização 2.0 (2023) na Inovação Civilizacional;
  • E agora o Felicidade 2.o (a ter a primeira versão lançada em 2024) na Inovação Pessoal.

Todas as abordagens conceituais que fogem do mainstream, como são as nossas, tendem a ser mais desprezadas.

O mainstream gosta de ouvir tudo o que está mais próximo do seus paradigmas e que reforça o status vigente.

Assim, todo aquele que quer ter uma abordagem conceitual diferenciada do mainstream, terá que ter paciência e perseverança maior, pois, no fundo, NÃO estará conceituando para a atual geração, mas para a futura.

A décima imersão marcou o fim da primeira etapa da Bimodais, na qual o foco maior era a Inovação Civilizacional. A décima primeira imersão inicia a nova etapa do estudo da Inovação Pessoal.

A missão Bimodal continua a mesma: ajudar as pessoas a lidar melhor com a Civilização 2.0, através da organização de diálogos mais fortes.

O que muda é apenas a camada da Ciência da Inovação, saindo da Grupal e Civilizacional e entrando na Pessoal.

Na verdade, não poderíamos chegar até a Inovação Pessoal, sem ter passado pela Inovação Civilizacional, que nos situa no tempo e no espaço.

A Inovação Grupal Organizacional foi uma tentativa de apoio as organizações que se mostraram muito reticentes a esta análise mais Padronista.

E agora vamos experimentar a Inovação Pessoal, com a expectativa de encontrar, com certeza ainda muita resistência, mas em uma dose bem menor.

Acredito que a mudança pessoal é difícil, sem dúvida, mas muito menos burocrática e difícil do que uma organizacional.

Feito o parênteses, passemos a análise da autobiografia do Einstein.

Síntese Tio Bardiana do livro sobre a Autobiografia do Einstein:

Como Vejo o Mundo é uma obra autobiográfica do físico alemão Albert Einstein, publicada pela primeira vez em 1934. O livro é uma coletânea de ensaios e palestras escritos por Einstein entre 1930 e 1935, e aborda uma ampla gama de temas, incluindo ciência, filosofia, política e religião.

No ensaio que dá nome ao livro, Einstein discute suas crenças sobre o mundo e o lugar da humanidade nele. Ele afirma que o universo é um lugar ordenado e lógico, e que a ciência é a melhor ferramenta que temos para entendê-lo. Ele também acredita que a humanidade tem o potencial de criar um mundo melhor, mas que isso só será possível se trabalharmos juntos pela paz e pela cooperação.

Outros ensaios do livro abordam temas como a natureza da relatividade, a relação entre ciência e religião, a importância da educação e o papel do indivíduo na sociedade. Einstein escreve de forma clara e concisa, e suas ideias são sempre estimulantes e desafiadoras.

Aqui estão alguns dos principais pontos da autobiografia de Einstein:

  • A ciência é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar o mundo.
  • A humanidade tem o potencial de criar um mundo melhor, mas isso só será possível se trabalharmos juntos.
  • A educação é essencial para o desenvolvimento individual e social.
  • O indivíduo tem o poder de fazer a diferença no mundo.

Meus comentários sobre a síntese Tio Bardiana do livro sobre a Autobiografia do Einstein:

“A ciência é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar o mundo.”

Sim, concordo, mas é preciso definir claramente de que tipo de ciência estamos falando.

O que eu diria é o seguinte:

A ciência forte, baseada nos padrões dos fenômenos, que gera metodologias testáveis, é uma ferramenta poderosa e fundamental para melhorar a vida do Sapiens.

Note que “melhorar o mundo” é algo estranho, pois o que a ciência faz é melhorar a vida do Sapiens, do mundo do Sapiens.

“A humanidade tem o potencial de criar um mundo melhor, mas isso só será possível se trabalharmos juntos.”

A ideia do trabalho conjunto é também estranha.

Diria que:

A melhoria progressiva e continuada da cooperação humana nos permite, através de idas e vindas, ir nos aproximando de paradigmas melhores.

O ser humano é uma espécie cooperativa. Cooperar é operar junto. O que temos, entretanto, é formas de cooperação que vão ficando obsoletas e novas precisam ser criadas.

“Trabalhar juntos” é algo que sempre ocorreu. O que se altera são as ferramentas cooperativas melhores para que o “trabalhar junto” seja mais eficaz.

“A educação é essencial para o desenvolvimento individual e social.”

Diria que uma educação progressiva e compatível com os contextos cooperativos é algo essencial para a melhoria da vida do Sapiens no planeta.

Porém, é preciso dizer que a educação (ou a formatação das pessoas) é algo que sempre existiu e vai existir, o que é preciso definir é o tipo de formatação que teremos.

“O indivíduo tem o poder de fazer a diferença no mundo.”

Mais ou menos.

Dependendo do modelo de cooperação, tem mais poder ou menos poder de influenciar a vida do planeta.

O que marquei ao longo da leitura da autobiografia do Einstein?

  1. “É aqui que reside a grandeza e o drama do pensamento: em continuamente se agarrar à verdade e vê – la escapar continuamente na busca de uma verdade mais verdadeira, de uma realidade ainda mais real que encontrará infinitamente outras verdades ” mais verdadeiras ” e outras realidades ” mais reais ” .”
  2. “Porque , e isto já deveria ser óbvio , a vida de um povo, assim como a vida dos indivíduos, mesmo o mais inculto e verbalmente desprezível da filosofia (o cepticismo vulgar é também uma forma de filosofar) é condicionado pela sua visão do mundo , por mais rude que seja, e pelo método que eles, talvez inconscientemente , adotam para enfrentá-lo e torná-lo seu próprio .”
  3. “A maior parte do que sabemos e acreditamos foi – nos ensinado por outros através de uma linguagem que outros criaram . Sem linguagem nossa faculdade de pensar seria muito mesquinha e comparável à dos animais superiores.”
  4. “O valor de um homem para a comunidade em que vive depende sobretudo da medida em que os seus sentimentos , pensamentos e ações contribuem para o desenvolvimento da existência de outros indivíduos.”
  5. “Não é difícil compreender que todos os bens materiais , intelectuais e morais recebidos pela sociedade chegaram até nós no decorrer de inúmeras gerações de individualidades criativas.”
  6. “E , no entanto , só o indivíduo livre pode meditar e consequentemente criar novos valores sociais e estabelecer novos valores éticos através dos quais a sociedade se aperfeiçoa.”
  7. “Sem personalidades criativas capazes de livre pensamento e julgamento, o desenvolvimento da sociedade num sentido progressivo é tão inimaginável quanto o desenvolvimento da personalidade individual sem a ajuda vital da sociedade.”
  8. “O renascimento da cultura no Renascimento italiano , que substituiu a estagnação da Idade Média na Europa , encontrou o seu fundamento sobretudo na liberdade e no relativo isolamento do indivíduo.”
  9. “O número de homens dotados de um temperamento genial diminuiu fora de toda a proporção.” 
  10. “A escassez de personalidades é particularmente perceptível no campo artístico . A pintura e a música degeneraram agora claramente , e atingem um acorde muito menos intenso com o povo . A política não só carece de líderes : a independência intelectual e o sentimento de direito diminuíram profundamente entre a burguesia , e a organização democrática e parlamentar baseada nessa independência foi perturbada em muitos países ; as ditaduras surgiram e foram suportadas porque o sentimento de dignidade e de direito já não está suficientemente vivo.”
  11. “Não sou um desses pessimistas: acredito num futuro melhor.”
  12. “Somente o exemplo de personalidades grandes e puras pode levar a pensamentos nobres e ações eletivas . O dinheiro só estimula o egoísmo e leva sempre irresistivelmente ao seu mau uso . Pode – se imaginar Moisés , Jesus ou Gandhi armados com a bolsa do Carnegie?”
  13. “Sinto a necessidade de levar uma vida simples, já que uma vida modesta é adequada para todos, tanto para o corpo como para o espírito.”
  14. “Cada homem está vinculado por certos ideais que servem de guia nas suas ações e pensamentos.”
  15. “Os ideais que iluminaram o meu caminho e me deram coragem constante têm sido a bondade, a beleza e a verdade.”
  16. “Sem a consciência de estar em harmonia com aqueles que partilham as minhas convicções , sem a árdua busca do direito eternamente elusivo , o domínio da arte e da pesquisa científica , a vida teria parecido absolutamente vazia.”
  17. “Desde a minha juventude , sempre considerei desprezíveis os objetivos vulgares para os quais a humanidade dirige os seus esforços: a posse de bens , o aparente sucesso e o luxo.”
  18. “Sempre senti a necessidade de solidão.”
  19. “Para mim, o elemento precioso na maquinaria da humanidade não é o estado, mas o indivíduo criativo.”
  20. “Tudo o que é feito e imaginado pelos homens serve para satisfazer as suas necessidades e apaziguar as suas dores.”
  21. “O verdadeiro valor de um homem é determinado pelo exame de até que ponto e em que sentido ele veio a se libertar do ego.”

O que comento a partir do que marquei da autobiografia do Einstein?

“É aqui que reside a grandeza e o drama do pensamento: em continuamente se agarrar à verdade e vê – la escapar continuamente na busca de uma verdade mais verdadeira, de uma realidade ainda mais real que encontrará infinitamente outras verdades ” mais verdadeiras ” e outras realidades ” mais reais ” .”

Einstein reforça a abordagem da ciência progressiva.

A ciência não procura verdades, mas sempre as melhores verdades para que possamos tomar decisões mais adequadas em determinado tempo e lugar.

“Porque , e isto já deveria ser óbvio , a vida de um povo, assim como a vida dos indivíduos, mesmo o mais inculto e verbalmente desprezível da filosofia (o cepticismo vulgar é também uma forma de filosofar) é condicionado pela sua visão do mundo , por mais rude que seja, e pelo método que eles, talvez inconscientemente , adotam para enfrentá-lo e torná-lo seu próprio .”

Todos nós fomos formatados e nossa vida é guiada pelos Paradigmas armazenados na Mente Primária.

Viver melhor é OBRIGATORIAMENTE um processo reflexivo sobre a Mente Primária, via Mente Secundária, procurando tomar decisões melhores e mais adequadas.

“A maior parte do que sabemos e acreditamos foi – nos ensinado por outros através de uma linguagem que outros criaram . Sem linguagem nossa faculdade de pensar seria muito mesquinha e comparável à dos animais superiores.”

Sim, o Sapiens tem Tecnolinguagens, que são aperfeiçoadas, a partir das mídias disponíveis.

“O valor de um homem para a comunidade em que vive depende sobretudo da medida em que os seus sentimentos , pensamentos e ações contribuem para o desenvolvimento da existência de outros indivíduos.”

Sim, o que viabiliza uma pessoa se sustentar no mundo – de forma justa e adequada – é conseguir gerar valor para outro alguém.

“Não é difícil compreender que todos os bens materiais , intelectuais e morais recebidos pela sociedade chegaram até nós no decorrer de inúmeras gerações de individualidades criativas.”

Dei destaque.

“E , no entanto , só o indivíduo livre pode meditar e consequentemente criar novos valores sociais e estabelecer novos valores éticos através dos quais a sociedade se aperfeiçoa.”

Bom.

“Sem personalidades criativas capazes de livre pensamento e julgamento, o desenvolvimento da sociedade num sentido progressivo é tão inimaginável quanto o desenvolvimento da personalidade individual sem a ajuda vital da sociedade.”

“O renascimento da cultura no Renascimento italiano , que substituiu a estagnação da Idade Média na Europa , encontrou o seu fundamento sobretudo na liberdade e no relativo isolamento do indivíduo.”

Einstein defende bastante o que podemos chamar da solidão saudável.

“O número de homens dotados de um temperamento genial diminuiu fora de toda a proporção.” //“A escassez de personalidades é particularmente perceptível no campo artístico . A pintura e a música degeneraram agora claramente , e atingem um acorde muito menos intenso com o povo . A política não só carece de líderes : a independência intelectual e o sentimento de direito diminuíram profundamente entre a burguesia , e a organização democrática e parlamentar baseada nessa independência foi perturbada em muitos países ; as ditaduras surgiram e foram suportadas porque o sentimento de dignidade e de direito já não está suficientemente vivo.”

Einstein viveu dentro da Macro Crise Civilizacional da Civilização 1.0.

“Não sou um desses pessimistas: acredito num futuro melhor.”

A história mostra que o Sapiens sempre teve a capacidade de se reinventar do pior para o melhor, levando sempre em conta que mais gente no mundo nos traz sempre novos problemas.

“Somente o exemplo de personalidades grandes e puras pode levar a pensamentos nobres e ações eletivas . O dinheiro só estimula o egoísmo e leva sempre irresistivelmente ao seu mau uso . Pode – se imaginar Moisés , Jesus ou Gandhi armados com a bolsa do Carnegie?”//”Desde a minha juventude , sempre considerei desprezíveis os objetivos vulgares para os quais a humanidade dirige os seus esforços: a posse de bens , o aparente sucesso e o luxo.”//”Sinto a necessidade de levar uma vida simples, já que uma vida modesta é adequada para todos, tanto para o corpo como para o espírito.”

Aqui, vamos usar a Ayn Rand e questionar o mau uso do conceito “egoísmo” desadjetivado.

O que ele aborda é a questão do egoísmo tóxico.

Ele questiona a visão de sucesso baseado em bens materiais e não de bens imateriais.

O uso do dinheiro como um fim em si mesmo e não um meio para realizar fins mais nobres.

Einstein foi um minimalista.

“Cada homem está vinculado por certos ideais que servem de guia nas suas ações e pensamentos.”

Somos levados pelos nossos paradigmas armazenados na nossa Mente Primária.

“Os ideais que iluminaram o meu caminho e me deram coragem constante têm sido a bondade, a beleza e a verdade.”

Bondade é um termo interessante.

Bard nos diz que:

“A bondade é uma qualidade humana que se manifesta na disposição de ajudar o outro, de ser gentil e atencioso. É uma virtude que está associada a conceitos como amor, compaixão, empatia e generosidade.”

Podemos praticar a bondade, ou ela é consequência de atitudes?

Se eu pratico o empreendedorismo saudável eu preciso ajudar os outros para sobreviver. Eu preciso ser gentil e atencioso. Não sou bom, assim, por que escolho, mas por que sou obrigado.

Preciso desenvolver a generosidade e a empatia.

Assim, podemos dizer que:

É o empreendedorismo mais saudável que nos leva a ser mais bondosos.

“Sem a consciência de estar em harmonia com aqueles que partilham as minhas convicções , sem a árdua busca do direito eternamente elusivo , o domínio da arte e da pesquisa científica , a vida teria parecido absolutamente vazia.”

Quem não tem uma missão maior na vida e tem uma inquietude maior, conforme vai envelhecendo, vai  aumentando a taxa do vazio existencial.

“Sempre senti a necessidade de solidão.”

Einstein praticava a Solidão Saudável.

“Para mim, o elemento precioso na maquinaria da humanidade não é o estado, mas o indivíduo criativo.”

O reforço da importância dos disruptores para o equilíbrio da sociedade.

“Tudo o que é feito e imaginado pelos homens serve para satisfazer as suas necessidades e apaziguar as suas dores.”

Sempre queremos viver melhor hoje do que vivemos ontem.

“O verdadeiro valor de um homem é determinado pelo exame de até que ponto e em que sentido ele veio a se libertar do ego.”

Diria que o ego aqui é sinônimo de Mente Primária.

O que é novidade na nossa Narrativa, a partir do meu diálogo com Einstein?

  • Afirmar que ego e mente primária são sinônimos;
  • O conceito da Solidão Saudável;
  • O conceito do empreendedorismo saudável;
  • A ideia de que a bondade é uma obrigação e não uma escolha;
  • O termo conceitos desadjetivados;
  • O questionamento da educação, sem adjetivos, como solução;
  • O questionamento da ciência, sem adjetivos, como solução;
  • O questionamento do termo “trabalhar juntos” como solução.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na nova imersão. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

 

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