Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto discute a importância do diálogo entre Conceituadores/Disseminadores e seus alunos para o aprendizado. O autor argumenta que os alunos podem nos ajudar a entender melhor seus pontos de vista, ouvir a nossa própria voz e identificar possíveis lacunas no nosso próprio entendimento.

O uso do celular é uma ferramenta poderosa, mas pode ser prejudicial se usado de forma excessiva. É importante estabelecer limites de uso e evitar que o celular – ou o uso de algum aplicativo – atrapalhe atividades importantes.

Os seres humanos têm a capacidade de reinventar a si mesmos e de desenvolver seus potenciais. Isso é feito por meio de projetos, que podem ser divididos em primários e de suporte. Os projetos primários são aqueles que nos dão um senso de propósito e nos motivam a seguir em frente. Eles geralmente são criativos e inovadores, e nos permitem desenvolver nossas vocações.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Porém, um projeto primário inovador não vai para frente se não houver um conjunto de projetos complementares, que darão suporte a este que é o principal.
  2. Inovadores precisam definir seus projetos primários, ter clareza das atividades que os motivam.
  3. Santos Dumont, por exemplo, tinha na invenção de balões dirigíveis e depois dos primeiros protótipos de avião o seu projeto primário.
  4. Nós somos os projetos que conseguimos realizar.
  5. Cada pessoa tem um potencial, que pode, ou não ser desenvolvido, conforme os projetos que consegue desenvolver.
  6. O Sapiens, diferente das outras espécies, tem muito mais possibilidade de reinventar a sua vida.
  7. Quando eu vou relaxar, por exemplo, muitas vezes eu desligo o Whatsapp para evitar me dispersar no meio de uma sessão de fotos de insetos num parque.
  8. O celular diferente de uma televisão é multiuso.
  9. Me mostre os teus projetos e te direi quem és!

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“O aprendizado é uma via de mão dupla. Eu aprendo com meus alunos tanto quanto eles aprendem comigo.”Howard Gardner.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

A Bimodais realizada Lives Mensais e é a primeira vez – aposto que poderemos fazer isso sempre – que eu vou fazer uma análise mais profunda sobre o que discutimos.

Antes de mais nada, é preciso destacar que um Conceituador/Disseminador tem várias formas de aprendizado:

  • Consumo de conteúdo didático de todos os tipos;
  • Produção de conteúdo, quando reflete sobre sobre os seus próprios paradigmas;
  • Quando dialoga com qualquer pessoa, em especial com seus alunos.

O diálogo com alunos sempre é positivo, pois com ele podemos:

  • Observar a forma como pensam e poder sugerir mudanças;
  • Receber sugestões de melhoria na forma como pensamos.

Uma das práticas que adotei ao longo das minhas atividades como Conceituador/Disseminador foi a de gravar e escutar depois todas as minhas aulas, mentorias, palestras e participação em lives.

Dessa forma, podemos nos ouvir falando, escutar o que os outros disseram com mais atenção e poder revisar, assim, a nossa Narrativa Conceitual.

Isso me ajuda a entender melhor seus pontos de vista, ouvir a minha própria voz e a identificar possíveis lacunas no meu próprio entendimento.

No artigo de hoje, depois de ouvir toda a Live Bimodal de Novembro de 2023, fiz algumas reflexões.

Reflexões sobre o uso de Celular

Um dos participantes da Live, me disse que ele monitorava o tempo que ficava no celular, considerando que era melhor que não exagerasse no uso.

Porém, é preciso ter cuidado quando queremos limitar o uso do celular.

O celular diferente de uma televisão é multiuso.

Eu posso como um celular, por exemplo:

  • Estar ouvindo música e relaxando;
  • Vendo um filme;
  • Ouvindo, de novo, a última aula;
  • Tirando fotos;
  • Jogando xadrez;
  • Me comunicando no Whatsapp a trabalho;
  • Conversando com meus filhos;
  • Ou mesmo trocando mensagens de amor com alguém.

Há configurações no celular – pelo menos no Samsung – que me permite limitar os aplicativos que eu gostaria que estivessem ligados ou desligados.

O que é saudável de fazer é conseguir que o celular não tire o foco de determinadas atividades.

Existem, assim, duas formas de evitar que o celular tire nosso foco:

  • Desligando por completo;
  • Ou tirando alguns aplicativos do ar em determinadas situações.

Se eu estou trabalhando, é bom que nada do meu lazer atrapalhe minha produção e vice-versa.

Quando eu vou relaxar, por exemplo, muitas vezes eu desligo o Whatsapp para evitar me dispersar no meio de uma sessão de fotos de insetos num parque.

Quem somos? Somos os nossos projetos!

O Sapiens, diferente das outras espécies, tem muito mais possibilidade de reinventar a sua vida.

Cada pessoa, tem um potencial, que pode, ou não ser desenvolvido, conforme os projetos que consegue desenvolver.

Como diz Almir Sater na letra de “Tocando em Frente”:

“Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si. Carrega o dom de ser capaz.”

Nós somos os projetos que conseguimos realizar.

Me mostre os teus projetos e te direi quem és!

Dentro dessa perspectiva, podemos dividir os projetos da nossa vida em:

  • Primários – projetos Criativos e Inovadores nos quais procuramos desenvolver nossas vocações;
  • De Suporte – aqueles que nos ajudam a realizar nossos projetos Primários, tal como nossas relações de todos os tipos, viabilização financeira, organização, disciplina, entre outros.

Santos Dumont (1873-1932), por exemplo, tinha na invenção de balões dirigíveis e depois dos primeiros protótipos de avião o seu projeto primário.

Na sua autobiografia não há nada além dos detalhamentos de como foi o desenvolvimento de suas invenções.

Ferreira Gullar (1930-2016) teve todo o foco da sua vida no desenvolvimento da sua capacidade de ser poeta.

Seu projeto primário foi, sem dúvida nenhuma, a poesia.

Inovadores precisam definir seus projetos primários, ter clareza das atividades que os motivam.

Porém, um projeto primário inovador não vai para frente se não houver um conjunto de projetos complementares, que darão suporte a este que é o principal.

Benjamin Franklin (1706-1790), por exemplo, desenvolveu uma série de atividades de suporte, que ele denominou as 13 regras, que ele praticava para dar suporte ao seu projeto primário.

Inovadores, diferente de outros perfis, precisam aprender a separar seus projetos primários dos secundários.

E mais ainda.

Um inovador não pode acreditar que apenas seu projeto primário vai conseguir sustentar a sua vida, sem dar atenção e refletir sobre os projetos secundários.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).

Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com

Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat