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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto discute a Estratégia do Oceano Azul, proposta por Kim Chan e Renée Mauborgne, e sua aplicação no contexto da Inovação Pessoal. A estratégia consiste em criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, ao invés de competir em mercados já existentes.

O autor do texto propõe a Bimodalização do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, dividindo as mentes em “Mais Quietas” e “Mais Inquietas”. As Mentes Mais Quietas são mais aptas a lidar com os Paradigmas Estruturais Estabelecidos, enquanto as Mentes Mais Inquietas são mais propensas a revisá-los e criar novos.

O autor argumenta que a criação de Oceanos Azuis depende de Mentes Mais Inquietas, que possuem maior capacidade de abstração e observam de fora a Mente Primária. Ele critica o livro por não dar ênfase a esse tipo de mente e por não oferecer ferramentas para o desenvolvimento da Inquietude.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Não precisamos, assim, sair da caixa, o que é impossível, mas revisar de forma cada vez melhor a caixa (nossa Mente Primária pela Secundária).
  2. A famosa “Caixa” – que tanto temos que sair – nada mais é do que a Mente Primária, que precisa ser revisada pela Mente Secundária.
  3. O Sapiens 2.0 terá que aprender a muscular cada vez mais a sua Mente Secundária para revisar com muito mais frequência a sua Mente Primária.
  4. Um dos desafios principais do Sapiens 2.0 é justamente este: aumentar a Inquietude das suas mentes.
  5. Mentes Mais Inquietas não costuma dizer “eu sou assim” preferem optar por “eu estou assim”.
  6. Mentes Mais Inquietas desconfiam o tempo todo de seus próprios pensamentos.
  7. Inovações Disruptivas nascem de Mentes Mais Inquietas e não das Mais Quietas.
  8. De tempos em tempos, o que era o normal e vermelho fica obsoleto e precisamos criar novas fronteiras extraordinárias caminhando para o azul.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Sua mentalidade está mais impregnada do que você imagina.” –  Kim Chan e Renée Mauborgne.

Neste artigo, vamos iniciar a Bimodalização do livro “A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” de Kim Chan e Renée Mauborgne.

Fiz no livro 77 marcações – o que considero uma média baixa, se comparada aos outros livros analisados.

Fato é que o livro – bem famoso – é voltado para a Inovação Organizacional e o foco atual da Bimodais tem sido o da Inovação Pessoal.

Porém, esta é uma das vantagens da Ciência da Inovação, de poder fazer a transposição, sempre que necessária, entre a Inovação Organizacional e a Pessoal.

No livro, há uma novidade na Inovação Organizacional na contraposição entre Oceano Azul e Vermelho. Duas formas, segundo os autores, de inovar de uma Organização:

No Oceano Vermelho – dentro dos mesmos Paradigmas Estruturais estabelecidos;
No Oceano Azul – criando novos Paradigmas Estruturais.

O primeiro exemplo que eles nos oferecem é do Cirque du Soleil – uma companhia de entretenimento canadense com sede em Montreal, Quebec. Fundada em 1984 por Guy Laliberté e Daniel Gauthier. A empresa é conhecida por seus shows circenses que combinam acrobacias, música, teatro e dança.

O Cirque du Soleil reinventou os Paradigmas Estruturais Organizacionais do Circo, que estavam em crise. Eles saíram de uma visão de que Circo era sempre algo pré-estabelecido com animais, palhaços, trapezistas para um show diferenciado, que atraía um outro público – disposto a pagar mais pelo ingresso.

O conceito Oceano Azul se assemelha muito ao de Thomas Kuhn (1922-96) que defendeu a ideia de que a inovação na Ciência ocorre de duas maneiras:
Na Ciência Normal – dentro dos mesmos Paradigmas Estruturais;
Extraordinária – revisando os Paradigmas Estruturais.

O que temos de comum é o seguinte.

Na Inovação – seja Organizacional ou Pessoal – temos momentos em que os Paradigmas Estruturais são alterados ou são mantidos.

Quando são mantidos, temos uma normalidade e quando são alterados uma extraordinariedade.

É a clássica Inovação Incremental (Paradigmas Estruturais Mantidos) ou Disruptiva (Paradigmas Estruturais Alterados).

O que Kuhn, Chan e Mauborgne nos ensinam é o seguinte:

O Sapiens – seja em que área for – sempre está se reinventando e quebrando as antigas fronteiras e criando novos Ambientes de Sobrevivência.

O Espiral Civilizacional Progressivo – que vale para a Civilização com a chegada de novas mídias, vale também para a Inovação Organizacional e para a Pessoal e nele temos:

Surgimento de novos Paradigmas Estruturais, criando uma Renascença de uma organização, setor ou pessoas, criando um novo Oceano Azul;
Consolidação do novos Paradigmas Estruturais, uma vermelhização do Oceano;
E uma crise dos Paradigmas Estruturais, que demanda o surgimento de novos Oceanos Azuis.

Na verdade, temos um Espiral Progressivo da Inovação, que vale para todas as Camadas Inovadoras.

De tempos em tempos, o que era o normal e vermelho fica obsoleto e precisamos criar novas fronteiras extraordinárias caminhando para o azul.

A migração do Oceano Vermelho para o Azul, assim, não é algo opcional, mas obrigatório.

Quem insiste em ficar no Oceano Vermelho se situa numa Zona de Abandono e quem parte para o Oceano Azul, cria uma Zona de Atração.

A minha principal crítica ao livro de Chan e Mauborgne é a seguinte:

Kim e Renée não perceberam que os Oceanos Azuis só podem ser criados por Mentes Mais Inquietas.

O que precisamos entender é que temos dois perfis de Mentes Mais Quietas e Mais Inquietas, que cumprem na sociedade papéis diferentes:

As Mentes Mais Quietas – têm mais facilidade para o desenvolvimento dos Paradigmas Estruturais Estabelecidos;
As Mentes Mais Inquietas – têm mais facilidade para a revisão e a criação de novos Paradigmas Estruturais Estabelecidos.

Mentes Mais Inquietas tem as seguintes características:

Uma capacidade de abstração maior;
Que lhes permite desenvolver mais a Mente Secundária;
Observar de fora a Mente Primária e não confundir, assim, Paradigmas Armazenados com a própria identidade.

Dizem eles:

“Todas as empresas ascendem e sucumbem com base nos movimentos estratégicos que fazem ou deixam de fazer. Um dos desafios que elas enfrentam é como renovar os oceanos azuis ao longo do tempo, já que todo oceano azul será, em algum momento, imitado e se tornará vermelho.”

Os autores apresentam uma série de metodologias para se criar Oceanos Azuis, mas esquecem de tocar no ponto central:

Inovações Disruptivas nascem de Mentes Mais Inquietas e não das Mais Quietas.

Mentes Mais Inquietas desconfiam o tempo todo de seus próprios pensamentos.

Mentes Mais Inquietas não costuma dizer “eu sou assim” preferem optar por “eu estou assim”.

Um dos desafios principais do Sapiens 2.0 é justamente este: aumentar a Inquietude das suas mentes.

O Sapiens 2.0 terá que aprender a muscular cada vez mais a sua Mente Secundária para revisar com muito mais frequência a sua Mente Primária.

Kim e Renée afirmam que é preciso para criar Oceanos Azuis questionar crenças consolidadas na área de estratégia da seguinte maneira:

“A concorrência não deve ocupar o cerne do pensamento estratégico.”

Qual é a mensagem?

A organização não inventa nada, pois não está focada num pensamento Endógeno (de dentro para fora), mas sempre Exógeno (de fora para dentro) olhando o que os outros fazem sem se preocupar em criar algo novo.

Segundo eles, a Inovação Azul é o de permitir “realizar um salto de valor para os consumidores, permitindo romper com o estrangulamento.”

O Estrangulamento Inovador, criando um novo conceito Bimodal, pode ser entendido por: incapacidade de rever e criar novos Paradigmas Estruturais que passaram a ser incompatíveis com os novos Ambientes de Sobrevivência.

Note que quando falamos em “salto de valor para o consumidor” estamos nos referindo à melhoria da vida do Sapiens, que vive no modelo “a” que entra em crise e precisa passar, em algum momento, para o modelo “b”.

Ele dizem:

“A estrutura de um setor não é determinada, pode ser moldada.”

Eu Bimodalizaria este conceito “moldada”.

Tudo na vida é baseado em Paradigmas que determinam nossas formas de sentir, pensar e agir. Paradigmas foram criados por alguém e podem ser revistos.

Faz parte Estrangulamento Inovador a incapacidade de entender que os Paradigmas que praticamos podem ser revistos.

Eles estão tão profundamente entranhados na nossa Mente Primária, que perdemos a capacidade de revê-los pela Mente Secundária.

Dizem eles:

“As fronteiras de mercado e as estruturas do setor não são fixas, podem ser recriadas.”

Sim, para isso, é preciso que Mentes Mais Inquietas, com a Mente Secundária Mais Musculada possam perceber o que pode ser revisto.

Os autores percebem a Guinada Civilizacional da Civilização 2.0, quando dizem:

“Que o foco predominante dos trabalhos sobre estratégia nos últimos anos se concentrou nos oceanos vermelhos da competição acirrada, mas isso precisa mudar diante do novo cenário”.

Quando se fala muito hoje em dia em “sair da caixa” – está se propondo o uso com mais frequência da Mente Secundária não para sair da caixa, mas olhar a caixa.

A famosa “Caixa” que tanto temos que sair nada mais é do que a Mente Primária, que precisa ser revisada pela Mente Secundária.

Não precisamos, assim, sair da caixa, o que é impossível, mas revisar de forma cada vez melhor a caixa (nossa Mente Primária pela Secundária).

Eles defende uma nova atitude no Mundo 2.0:

“A criação de oceanos azuis continua a ser mera fantasia, vista como arriscada demais para ser perseguida como estratégia.”

Hoje, a estratégia do Sapiens 1.0 e das Organizações 1.0 é de baixo uso da Mente Secundária.

Temos duas demandas para o Sapiens 2.0:

Do ponto de vista conjuntural – entender a nova Civilização;
Do ponto de vista estrutural – se reformatar para lidar com este cenário Curador mais dinâmico.

Os autores lembram que organizações criadoras de Oceano Azul nem sempre conseguem ter uma atitude sempre azul ao longo do tempo.

Isso, a meu ver, ocorre de forma natural no Sapiens, pois sempre acaba se habituando a um novo ambiente, colocando-o na Mente Primária e vai reduzindo as atividades da Mente Secundária.

Para que tenhamos uma atitude mais Inovadora no Mundo 2.0, entretanto, é preciso do ponto de vista organizacional:

Compreender o papel das Mentes Mais Inquietas, colocando-os sempre para criar novos projetos em áreas separadas;
Mantendo as Mentes Mais Quietas para tocar os projetos inovadores do passado.

Para que tenhamos uma atitude mais Inovadora no Mundo 2.0, entretanto, é preciso do ponto de vista pessoal:
Desenvolver de forma contínua e progressiva a Mente Secundária para que se possa ter Projetos de Felicidade Mais Fortes.

Compreender a demanda da Inquietude da sua mente e atendê-la na medida certa com um projeto de vida mais ou menos disruptivo.

Para fechar, dizem eles:

“A inovação de valor atribui a mesma ênfase ao valor e à inovação. Valor sem inovação tende a concentrar – se na criação de valor em escala incremental, algo que aumenta o valor, mas não é suficiente para a empresa se sobressair no mercado. Inovação sem valor tende a ser movida por tecnologia, promovendo pioneirismos ou futurismos que talvez se situem além do que os compradores estejam dispostos a aceitar e a comprar. Nesse sentido , é importante promover a distinção entre inovação de valor e os conceitos de inovação de tecnologia e pioneirismo no mercado.” // A inovação de valor ocorre apenas quando as empresas alinham inovação com utilidade, preço e ganhos de custo.”

Acho que o conceito “Inovação de Valor” é confuso, eles poderiam ter optado por Inovação Azul e Vermelha, incremental e disruptiva.

A Azul cria novas fronteiras de mercado e a Vermelha opera na mesma, basicamente, a diferença são os Paradigmas Estruturais que são utilizados.

Na Azul, temos novos Paradigmas Estruturais e na Vermelha os mesmos.

Thomas Kuhn nos ajuda nisso.

Na Azul, temos a Inovação Extraordinária e na Vermelha a Normal.

O que eles destacam é que a Inovação Azul, dentro das organizações não se limita a ter ideias, ou desenvolver produtos, mas um conjunto de atividades que criam novas fronteiras nos negócios, gerando retorno para os empreendedores.

Eles comentam que muitos tiveram ideias e desenvolveram produtos interessantes, mas “colocaram ovos que acabaram sendo chocados por outras empresas.”

É isso, que dizes?

 

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

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b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

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